Não perdemos (com) a Esperança

29-1-2024

Não perdemos (com) a Esperança
O sindicalismo eficaz e responsável e não é o que se limita a contestar e a combater. Não é, também, um sindicalismo fechado sobre os seus próprios interesses e que utiliza aqueles que representa em proveito próprio e com outros objetivos que não sejam exclusivamente os da defesa e apoio dos trabalhadores que representa ou quer representar.
O sindicalismo responsável e eficaz é um sindicalismo de proposta, de diálogo e, sempre que necessário, de luta.

A FNE e o Roteiro para a Legislatura 2024-2028
A Federação Nacional de Educação, assumindo a sua responsabilidade e com vontade de eficácia, não pode ficar-se pela mera rejeição ou aceitação das propostas apresentadas pelos partidos políticos ou instituições com quem negoceia. Nós próprios temos que construir alternativas e elaborar propostas. Por isso, iremos construir, com a participação dos educadores, professores, investigadores, formadores, técnicos especializados, técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais, um Roteiro para a Legislatura 2024-2028. Este Roteiro será revisto e atualizado tendo em conta os contributos, críticas e sugestões que nos fizerem chegar, através dos sindicatos da FNE.
O Roteiro e a ação sindical a desenvolver pela FNE serão tão bons quanto as propostas que
soubermos construir e avançar.

O voto nas eleições legislativas de 10 de março
No dia 10 de março, vamos poder decidir como queremos que seja o nosso futuro e o que queremos como políticas educativas. Por isso, é imperioso que todos façam uso pleno do seu direito de voto e, desse modo, contribuam para a determinação de novas políticas, que nos devolvam a vontade, a alegria, a energia, o tempo e o prazer no desempenho da nossa profissão.

A insatisfação que as políticas, ao longo dos últimos anos, têm trazido para a Educação não pode continuar sem respostas concretas para a sua resolução urgente.

Sabemos bem que a Educação e concretamente os problemas dos seus profissionais, tem estado arredada do discurso dos partidos políticos. Uma vez por outra, quando os problemas se agudizam, aparecem para genericamente fazerem declarações de circunstância. Mas, no fim, pouco ou nada se altera do que mais negativamente tem marcado a Educação no nosso país, e sobretudo na determinação de medidas concretas de reconhecimento e valorização dos profissionais da Educação.

A candidata virtual Maria Esperança Portugal
É também por isso que a FNE apresenta a candidata virtual “Maria Esperança Portugal”. De forma inovadora, com recurso à Inteligência Artificial, esta candidata pretende dar voz às medidas que se tornam indispensáveis para que, de uma vez por todas, seja possível determinar políticas educativas consistentes, duradouras, coerentes, que resolvam os problemas identificados e respeitem os seus profissionais.

No dia 10 de março, deve ganhar a Educação, deve ganhar o futuro de Portugal.
Não perdemos (com) a Esperança.

Pedro Barreiros

Secretário-Geral da FNE