FNE solicita ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação o alargamento do prazo de concursos de docentes

15-4-2024

FNE solicita ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação o alargamento do prazo de concursos de docentes
A Federação Nacional da Educação fez chegar esta tarde ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) um ofício em que solicita o alargamento do prazo dos concursos de docentes.

No documento enviado à tutela a FNE dá nota dos diversos problemas técnicos enfrentados pelos docentes desde domingo, 14 de abril, à tarde, ao tentarem candidatar-se aos Concursos para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. São várias as mensagens que revelam as falhas da plataforma, gerando ansiedade e insegurança entre os docentes, uma vez que o prazo para candidaturas termina pelas 18:00 horas (hora de Portugal continental) do dia 16 de abril.



A FNE alerta ainda que a informação precisa é crucial para que os candidatos realizem a sua candidatura, refletindo-se no elevado número de docentes que todos os dias se dirigem aos Sindicatos membros da FNE, solicitando apoio e informação. 



No entanto, as dificuldades no acesso à plataforma, aliadas à aproximação do prazo final e ao período particularmente exigente em termos de tarefas nas escolas, exigem a máxima atenção do MECI e é nesse contexto que a FNE sugere a ativação de mecanismos excecionais para estender o prazo dos concursos, garantindo que todos os docentes tenham tempo suficiente para realizar as suas candidaturas de forma consistente.

Porto, 15 de abril de 2024
A Comissão Executiva da FNE

Ofício FNE