Sindicatos de educação em convergência anunciam iniciativas de protesto para o próximo ano letivo

7-7-2023

Os nove sindicatos de educação em convergência reuniram esta manhã em Lisboa e de tarde promoveram uma conferência de imprensa em que foi feito um balanço do ano letivo 2022-23 ao nível das negociações com a tutela e de matérias que continuam à espera de resolução por parte do Ministério da Educação.

Foi ainda anunciado um plano de iniciativas a realizar no início do próximo ano letivo, em Setembro na busca por uma valorização da profissão:

- Campanha pública sobre as exigências dos Professores com faixas nas escolas, mupis nas ruas e outros tipos de divulgação.

- Logo no primeiro dia de aulas, a 12 Setembro, avançam greves ao sobretrabalho, horas extraordinárias e componente não letiva (CNLE).

- Durante o mês de Setembro os Sindicatos vão ouvir os professores nas escolas e perceber o que estes querem fazer, sendo que uma das propostas dos Sindicatos é assinalar a primeira semana de Outubro - que inclui o Dia Mundial do Professor, a 5 Outubro - com um conjunto de acções ao longo da semana que serão posteriormente divulgadas e que terminam com uma greve Nacional no dia 6 de outubro.

- novo momento após a apresentação do OE 2024 - os sindicatos vão estr atentos ao que vem do documento e se a falta de investimento na educação continuar a ser uma marca deste governo, os sindicatos podem voltar à rua para voltar a pedir à tutela respostas aos problemas da Educação.