Inclusão da minoria cigana em seminário internacional

13-4-2017

Inclusão da minoria cigana em seminário internacional
O Departamento de Ciências Sociais da Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho e o Projeto Geração Tecla. E6G (promovido pela CVP de Braga e financiado pelo Programa Escolhas, do ACM-Alto Comissariado para as Migrações) levam a efeito um seminário internacional subordinado ao tema "Direitos, Educação e Inclusão Social: A Minoria Cigana como Paradigma", que vai decorrer em 4 e 5 de maio de 2017, no Campus de Gualtar, em Braga, Portugal.

O projeto Geração Tecla.E6G desenvolve, desde 2011, um conjunto de ações junto da população cigana do Bairro Social de Santa Tecla, em articulação com outras entidades públicas e privadas. Este projeto tem como objetivo aumentar a qualificação escolar e profissional, bem como desenvolver as capacidades e competências das crianças e jovens abrangidos pelo projeto, com vista a aumentar as probabilidades de inclusão social e profissional e a igualdade de oportunidades.

O Instituto de Educação da Universidade do Minho é desde o início um importante parceiro com contributos essenciais na reflexão e acompanhamento do projeto. Após oito anos de intervenção no terreno, entendemos ser necessário alargar essa reflexão a outras entidades e profissionais que intervêm junto desta população. 

Neste sentido, este Seminário surge como um encontro entre todos aqueles que querem partilhar, refletir e discutir formas, conteúdos e metodologias de intervenção junto da população cigana, nomeadamente no campo particular da educação.

Para o efeito, convidaram-se especialistas nesta área de investigação, bem como técnicos especializados e elementos da população cigana, esperando que daqui resulte um maior conhecimento, sensibilização e mobilização em torno de uma população que, sendo portuguesa, tem secularmente vivido nas margens da sociedade, procurando contribuir para um "processo de inclusão recíproco e horizontal". 

O seminário é gratuito, mas obriga a uma inscrição prévia, que pode ser feita em:

http://bit.ly/DireitosEducacaoInclusaoSocial

Programa