2017: Ano da Educação de Adultos na Europa

2-2-2017

2017: Ano da Educação de Adultos na Europa
A Associação Europeia para a Educação de Adultos (AEEA, na sigla inglesa) tem em marcha uma campanha no âmbito da celebração do ano de 2017 como o Ano da Educação de Adultos.

Com o lema “O Poder e a Alegria de Aprender” a comemoração tem como objetivo demonstrar o impacto e os benefícios da educação e formação de adultos e como estas podem melhorar a vida e as perspetivas dos cidadãos europeus, tanto a nível pessoal como profissional.

As comemorações do ano de 2017 como o Ano da Educação de Adultos baseiam-se no “Manifesto para a Aprendizagem de Adultos no Século XXI”, publicado pela AEEA, que estabelece sete tópicos de ação capazes de permitir à Europa enfrentar positivamente os desafios do presente e do futuro, no campo das capacidades, competências e conhecimentos necessários.

As sete temáticas englobadas neste documento estratégico são a Cidadania ativa, democracia e participação; Competências de vida para as pessoas; Coesão social, equidade e igualdade; Emprego e informatização; Migração e alteração demográfica; Sustentabilidade e, por fim, a Educação de adultos e as políticas europeias.

O Manifesto destina-se a todos os decisores políticos europeus, nacionais e regionais, e a todos os prestadores de serviços de educação e formação de adultos na Europa.

A AEEA convida todas as organizações europeias a participarem nesta campanha através da partilha de eventos tais como seminários, congressos, destaques na imprensa, divulgação de boas práticas ou outras iniciativas que girem em torno do Manifesto e que promovam os benefícios da educação de adultos.

O Ano da Educação de Adultos irá terminar em dezembro de 2017, com a realização de um evento na cidade de Bruxelas.

Informações adicionais sobre esta campanha podem ser encontradas em: