Conferência do CSEE 2016: Novos órgãos em defesa da Educação na Europa

7-12-2016

Conferência do CSEE 2016: Novos órgãos em defesa da Educação na Europa
O terceiro dia de trabalhos da Conferência do Comité Sindical Europeu da Educação - CSEE 2016, em Belgrado, começou com uma intervenção do polaco André Wisniewski, novo secretário-geral da Federação dos Empregadores Europeus da Educação (EFEE, em inglês), grande parceira do CSEE no diálogo setorial europeu da educação, em que a FNE representa Portugal, através de Joaquim Santos.

André Wisniewski falou dos vários projetos em que a sua federação trabalhou com o CSEE nestes últimos quatro anos e mostrou empenho em que esta colaboração dê muitos frutos para o setor da educação no futuro.

De seguida foram votadas e aprovadas as seguintes moções: Promoção da Igualdades dentro da Educação e dos seus Sindicatos num Mundo em Rápidas Mudanças; Garantir a Qualidade no Sistema Educativo através da Renovação dos Professores e Educadores e do trabalho com outros Profissionais da Educação; Contra a Privatização e Comercialização da Educação; e Solidariedade com a Comunidade Educativa da Turquia.

A meio da manhã, os participantes da Conferência estiveram em contacto com os sindicatos turcos da educação via skype e aplaudiram de pé a sua luta. Foram ainda aprovadas as moções sobre Educação e Democracia, Em Defesa da Educação Pré-Escolar e Diálogo Social e a Contratação Coletiva nas Escolas Europeias.

Foi acordado que a Ernst & Young vai auditorar as contas do CSEE no próximo mandato até 2020 e aprovou-se o orçamento do mandato agora a terminar.

Com a Presidente Christine Blower (Inglaterra), os seis vice-presidentes do novo mandato do CSEE 2017 - 20 passam a ser os seguintes: Odile Cordelier (França), Andreas Keller (Alemanha), Trudy Kerperien (Holanda), Dorte Lange (Dinamarca), Galina Merkulova (Rússia) e Branimir Strukelj (Eslovénia). No Comité do CSEE, a representação de Portugal fica agora a cargo da FNE, na pessoa de Alexandre Dias.

No final da tarde, Martin Rømer, diretor cessante do CSEE, chamou ao palco da Conferência toda a sua equipa, que foi aplaudida juntamente com o seu líder.