<![CDATA[Notícias]]> https://fne.pt Sat, 27 Apr 2024 13:39:20 +0100 Sat, 27 Apr 2024 13:39:20 +0100 (fne@fne.pt) fne@fne.pt Goweb_Rss http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss <![CDATA[1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10337 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10337
A UGT e os seus Sindicatos vão celebrar o 1º de Maio,  Dia Mundial dos Trabalhadores, na Praça do Município, em Vila Real.

O programa do evento inclui várias iniciativas, com destaque para as intervenções político-sindicais que acontecem às 15h00m e que vão contar com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, do Presidente da UGT-Vila Real, Nataniel Araújo, da Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso e do Secretário Geral da UGT, Mário Mourão. 

Em seguida, pelas 16h30 acontece a atuação do cantor Fernando Pereira.

Durante o evento estão ainda garantidos vários espetáculos de animação.

A FNE marcará presença e os trabalhos do Concurso "Era uma vez...o 1º de Maio" vão estar em exposição no hall da entrada da Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Real.

Consulte aqui o programa completo
 


Cartaz em PDF para download
]]>
Fri, 26 Apr 2024 00:00:00 +0100
<![CDATA[Tempo de Antena da UGT | 1º Maio | Dia do Trabalhador]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10340 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10340

Educação: Pilar da Democracia e do Progresso!

A educação, semeada pelos valores do 25 de Abril, floresceu em Portugal, erguendo-se como um pilar fundamental da nossa democracia e do progresso do povo português. Através dela, a vida e o trabalho de todos nós foram transformados.

Avanços como a redução do abandono escolar, o aumento da escolarização, o combate ao analfabetismo e a valorização dos profissionais da educação são testemunhos inegáveis do impacto transformador da nossa ação sindical, ao longo dos últimos 50 anos.

Esses sucessos só são possíveis graças à dedicação, ao profissionalismo e ao compromisso inabalável dos trabalhadores da educação, de todos os níveis e setores de ensino. A eles, o nosso mais profundo reconhecimento e gratidão!

Na FNE e nos nossos sindicatos, a luta pela valorização e o reconhecimento dos trabalhadores da educação é uma constante. Combatemos a precariedade, defendemos condições de trabalho, saúde e segurança dignas para todos e exigimos um diálogo social construtivo e transparente.

O compromisso da FNE com a defesa dos trabalhadores que representamos permanece firme e inabalável. Continuaremos a lutar por uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva, onde todos tenham acesso a oportunidades iguais e possam alcançar o seu pleno potencial.

A educação é a chave para um futuro promissor para Portugal.

Um abraço a todos os trabalhadores da educação!

Viva o 1º de maio!

Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE
]]>
Fri, 26 Apr 2024 00:00:00 +0100
<![CDATA[Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10338 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10338

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, concedeu uma entrevista à premiada jornalista Dominique Nora, grande repórter da revista Le Nouvel Obs, a principal revista de informação francesa, que analisa em direto os acontecimentos políticos, sociais e culturais em França e no mundo.

O encontro decorreu na manhã de 26 de abril de 2024, nas instalações do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), na cidade do Porto. Dominique Nora encontra-se em Portugal para mostrar as desvantagens do denominado “milagre económico português”, através da análise e da desconstrução da dura realidade nos nossos setores da Educação, Saúde e Habitação.

A grande repórter francesa procurou o Secretário-Geral da FNE para conhecer a situação da política de educação em Portugal e os reais problemas e condições de trabalho dos educadores e professores no nosso país.

Começando por explicar a reivindicação da FNE do tempo de serviço congelado, Pedro Barreiros focou a conversa em redor de outras profundas feridas existentes no setor da educação, tais como o “processo Kafkiano da avaliação de desempenho docente” em Portugal, o envelhecimento e a urgência de rejuvenescimento de docentes e não docentes, a falta de professores, as turmas sem todos os professores ou a grande desvalorização profissional e política a que tem sido votada a classe docente.

Outros temas abordados tiveram que ver com as dificuldades de recrutamento e mobilidade dos profissionais da educação e o futuro de um governo débil, que não pode assegurar um mandato governativo completo. Os perigos e desafios dos avanços da extrema-direita em Portugal foram igualmente analisados, inclusive nas suas implicações no setor da educação.


Questionado sobre até onde os professores portugueses estão dispostos a ir nas suas reivindicações, Pedro Barreiros foi muito claro: “Os educadores e professores portugueses estão unidos e dispostos a tudo o que for preciso, pela valorização das suas condições de trabalho, das suas carreiras e da sua dignidade profissional”.

Nascida no seio de uma família judia envolvida na Resistência francesa, e após uma formação em engenharia agrícola, Dominique Nora tornou-se jornalista especializada em mercados financeiros, informática, telecomunicações e revolução digital. Após quatro anos de jornalismo económico no diário Libération, tornou-se correspondente económica em Nova Iorque do Le Nouvel Obs e, em seguida, chefe da secção de economia. Em março de 2018, foi nomeada chefe de redação de toda a produção digital e impressa do L'Obs. Mais recentemente voltou à sua paixão pela grande reportagem.

Dominique Nora é autora de vários livros premiados, nomeadamente "Les Possédés de Wall Street" (1987), "Les Pionniers de l'Or Vert" (2009) ou "Lettre à mes parents sur le Monde de Demain" (2015). Em língua portuguesa tem publicados os livros “O Assalto Planetário: a face oculta da Microsoft” (em parceria com Roberto Di Cosmo - 1998) e “Os Conquistadores do Ciberespaço” (1996).

A publicação da reportagem de Dominique Nora sobre o “milagre” económico português está prevista para o próximo mês de maio, na revista Le Nouvel Obs.

 
 
]]>
Fri, 26 Apr 2024 00:00:00 +0100
<![CDATA[FNE enviou ofício ao MECI a pedir esclarecimentos sobre suspensão de atividades em agosto]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10339 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10339
A Federação Nacional da Educação (FNE) solicitou através de um ofício enviado hoje ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, esclarecimentos sobre o Despacho n.º 1/2024, relativo à possibilidade de suspensão das atividades nas escolas pelo período de uma semana, entre os dias 12 e 23 do próximo mês de agosto.

Os três Sindicatos de Pessoal de Apoio Educativo da FNE (STAAE-ZN, STAAE-ZC e STAAESul e RA) manifestaram junto da Federação a sua preocupação com esta decisão do MECI e pretendem evitar os procedimentos casuísticos acontecidos no ano de 2023 e o poder discricionário dos Diretores de Escola, em relação ao Pessoal de Apoio Educativo.

A subjetividade de escolha do período de férias destes trabalhadores levanta dúvidas ao nível da interpretação deste despacho em pontos como:

  • Os trabalhadores têm que tirar férias neste período designado no Despacho ou este é um acréscimo?
  • A escola fecha ao público mas, os trabalhadores têm que permanecer no local de trabalho? E caso os trabalhadores estejam de férias, perdem estes dias?
A FNE procurou junto dos seus serviços jurídicos uma interpretação a estas questões, cujas respostas obtidas anexou junto ao ofício, pretendendo então esclarecer a forma como deve ser interpretado o referido despacho, salvaguardando sempre o não condicionamento da escolha do período de férias destes trabalhadores.

Percebendo da urgência de resolução de vários outros temas, a FNE avançou também com o pedido de marcação de uma reunião com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação para negociação de várias revindicações que afetam de modo profundo a vida profissional destes Trabalhadores nas escolas.

Ofício enviado ao MECI
]]>
Fri, 26 Apr 2024 00:00:00 +0100
<![CDATA[FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10336 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10336
A Federação Nacional da Educação (FNE) vai solicitar, através de um ofício a enviar na próxima 6ª feira, 26 de abril de 2024, ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), um pedido de esclarecimento sobre o Despacho n.º 1/2024, relativo à possibilidade de suspensão das atividades nas escolas pelo período de uma semana, entre os dias 12 e 23 do próximo mês de agosto.

Os três Sindicatos de Pessoal de Apoio Educativo da FNE (STAAE-ZN, STAAE-ZC e STAAESul e RA) manifestaram junto da Federação a sua preocupação com esta decisão do MECI e pretendem evitar os procedimentos casuísticos acontecidos no ano de 2023 e o poder discricionário dos Diretores de Escola, em relação ao Pessoal de Apoio Educativo.

A subjetividade de escolha do período de férias destes trabalhadores levanta dúvidas que a FNE colocará ao MECI e que pretendem esclarecer a forma como deve ser interpretado o referido despacho, salvaguardando sempre o não condicionamento da escolha do período de férias destes trabalhadores.

A FNE vai ainda avançar com um pedido de reunião ao MECI para negociação de várias revindicações que afetam de modo profundo a vida profissional destes Trabalhadores nas escolas.

Porto, 24 de abril de 2024

A Comissão Executiva da FNE
]]>
Wed, 24 Apr 2024 00:00:00 +0100