<![CDATA[Notícias]]> https://fne.pt Tue, 02 Dec 2025 06:44:59 +0000 Tue, 02 Dec 2025 06:44:59 +0000 (fne@fne.pt) fne@fne.pt Goweb_Rss http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss <![CDATA[novembro 2025]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10853 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10853 Sat, 29 Nov 2025 00:00:00 +0000 <![CDATA[Conselho Geral da FNE reuniu no Porto]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10852 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10852
O Conselho Geral da FNE reuniu na tarde deste sábado, 29 de novembro, em modo híbrido (presencial no Auditório do SPZN no Porto e via ZOOM), numa reunião em que tal como no Secretariado Nacional, foram discutidos e posteriormente aprovados o Plano de Atividades / Orçamento da FNE para 2026.

Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE, fez um balanço do início do ano letivo e perspectivou vários temas como a Greve Geral de 11 de dezembro e outras matérias sindicais já para 2026, em que se inclui a negociação do Estatuto da Carreira Docente (ECD).



O próximo Conselho Geral da FNE está previsto para 21 de março de 2026 (sábado), em hora e local a definir.
 
]]>
Sat, 29 Nov 2025 00:00:00 +0000
<![CDATA[Jornal FNE - novembro 2025]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10854 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10854 A edição de novembro 2025 do Jornal FNE já está disponível para consulta.

Este mês no Jornal FNE:

▫️ No editorial, o Presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Geral, Gabriel Constantino, alerta sobre evitar o ponto de não retorno.
▫️ Tudo sobre a ação sindical da FNE em novembro 
▫️ A reportagem completa do Fórum FNE 2025
▫️ FNE assinou o Protocolo Negocial sobre a negociação do ECD
▫️ A rubrica "Tem a Palavra", a cargo do SDPM, refletiu sobre o advento da IA
▫️ Cristina Peixoto (STAEZN) dedicou o seu artigo ao Dia Nacional do Trabalhador de Apoio Educativo/Pessoal Não Docente (DNTAE/ND)  
▫️ As mensagens e as iniciativas do DNTAE/ND
▫️ No artigo de saúde falamos de IA e saúde mental


Leia mais aqui:


]]>
Sat, 29 Nov 2025 00:00:00 +0000
<![CDATA[Informações | Greve Geral de 11 dezembro ]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10850 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10850
A Greve Geral de 11 de dezembro é a resposta firme e necessária da UGT a uma reforma laboral que ataca os direitos fundamentais.

Perante o anteprojeto "Trabalho XXI", apresentado pelo Governo, a UGT diz um ROTUNDO NÃO ao retrocesso social que esta proposta representa.

A Greve Geral foi convocada porque o Governo quer:

  • Fragilizar a negociação coletiva e dar mais poder unilateral às empresas;
  • Facilitar despedimentos, criando novas formas de perda de vínculo e aumentando a insegurança laboral;
  • Alargar o recurso ao outsourcing, colocando trabalhadores em desvantagem face a empresas intermediárias;
  • Aumentar a precariedade, alargando contratos a termo e promovendo o banco de horas individual;
  • Reduzir direitos de parentalidade, impondo retrocessos inaceitáveis às famílias;
  • Limitar o direito à greve, atacando a ação sindical e enfraquecendo os trabalhadores.

Aqui está reunida toda a informação sobre os motivos da greve, documentos e materiais de apoio à Greve Geral.

A UGT está ao lado de quem trabalha.

Consulte aqui:

Pré-aviso de greve - PDF

Greve Geral | Perguntas e Respostas - PDF

Documento Rotundo NÃO à Reforma Laboral para os Patrões - PDF

CARTAZ UGT GREVE GERAL 11 DE DEZEMBRO DE 2025 - PDF


]]>
Fri, 28 Nov 2025 00:00:00 +0000
<![CDATA[Falta de vagas na Profissionalização em Serviço exige resposta urgente do MECI]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10851 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10851
A Federação Nacional da Educação (FNE) tem recebido várias manifestações de preocupação de professores candidatos à Profissionalização em Serviço, que se deparam com a ausência de vagas suficientes para darem continuidade ao seu percurso profissional. Esta situação está a gerar compreensível apreensão e incerteza num conjunto de docentes que, de boa-fé e cumprindo todos os requisitos, se vê agora sem respostas claras sobre o seu futuro.

A falta de vagas deixa os candidatos sem saber quais os passos seguintes, sem informação sobre alternativas e sem garantias quanto à sua situação profissional imediata e futura. Para a FNE, esta ausência de orientação é inaceitável e contraria os princípios de transparência, previsibilidade e estabilidade que devem nortear a política de recursos humanos na educação.

A FNE considera urgente e indispensável que o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) esclareça, com carácter de urgência, como pretende resolver este problema e quais as medidas previstas para garantir a abertura das vagas necessárias para assegurar a profissionalização de todos os candidatos que reúnem as condições exigidas, a definição de um calendário claro e público, que permita aos interessados tomar decisões informadas, e a garantia de que nenhum docente será prejudicado pela insuficiência de resposta administrativa.

Estes docentes têm desempenhado funções nas escolas, contribuindo diariamente para o funcionamento do sistema educativo e para a aprendizagem dos alunos. Não podem agora ser confrontados com um vazio de informação e com o risco de ficarem numa situação profissional indefinida.

A FNE reitera a sua total disponibilidade para colaborar na construção de uma solução que respeite os direitos destes profissionais e assegure a estabilidade necessária ao sistema educativo. O MECI deve, sem demora, prestar uma resposta cabal e responsável que dê segurança aos docentes e garanta que nenhum fica para trás.

Porto, 28 de novembro de 2025
A Comissão Executiva
Federação Nacional da Educação


Ofício enviado ao MECI - PDF 

]]>
Fri, 28 Nov 2025 00:00:00 +0000