<![CDATA[Notícias]]> https://fne.pt Thu, 09 Oct 2025 06:58:05 +0100 Thu, 09 Oct 2025 06:58:05 +0100 (fne@fne.pt) fne@fne.pt Goweb_Rss http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss <![CDATA[SIMPLICARE.PT - FNE cria plataforma para ouvir docentes sobre burocracia]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10796 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10796

A Federação Nacional da Educação (FNE) criou, associado às comemorações do Dia Mundial do Professor 2025, a plataforma online simplicare.pt dedicada à recolha e sistematização de propostas para simplificar e desburocratizar o trabalho nas escolas.

Criada em parceria com a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET), esta plataforma tem como objetivo inicial ouvir Docentes, Diretores e Coordenadores, construindo propostas sustentáveis e eficazes que valorizem o tempo de todos os profissionais e permitam concentrar esforços no essencial da missão educativa.

A questão da excessiva burocracia tem sido apontada nas Consultas Nacionais que a FNE realiza desde 2021 junto dos docentes, como um dos maiores problemas que têm de enfrentar e que mais os preocupam. O excesso de trabalho burocrático é dito por muitos como algo que acaba por limitar e distrair os professores para o que é essencial, que é estar a ensinar os seus alunos.

E por isso a FNE defende que "é preciso desburocratizar para ensinar" avançando com propostas para a redução da carga administrativa; da utilização de uma tecnologia útil e simplificada; de uma organização sem labirintos e de um reforço na confiança e autonomia dos docentes.

O inquérito online, disponibilizado nesta plataforma, visa então perceber os caminhos para a simplificação e redução da burocracia no Sistema Educativo e tem como objetivo recolher a perceção dos professores sobre os processos burocráticos que afetam o funcionamento das escolas e agrupamentos de escolas em Portugal.

Com os resultados pretende-se identificar procedimentos que possam ser simplificados, reorganizados ou eliminados, contribuindo para uma gestão mais eficiente e menos burocrática.

A sua participação é anónima e os dados recolhidos destinam-se apenas a fins de diagnóstico e melhoria.

Os resultados finais serão posteriormente divulgados e apresentados publicamente.

Aceda a www.simplicare.pt e participe no questionário.


Pedro Barreiros, SG da FNE, apresenta a plataforma Simplicare.pt

]]>
Wed, 08 Oct 2025 00:00:00 +0100
<![CDATA[Campanha "Em duas palavras" prossegue em todo o país]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10803 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10803
A campanha “Em duas palavras”, promovida pela FNE no âmbito do Dia Mundial do Professor - que se celebrou no passado dia 5 de outubro - prossegue "a todo o vapor" por todo o país.

São várias escolas de Portugal Continental e Regiões Autónomas que já ostentam e conhecem as faixas desta iniciativa com a mensagem "Professores Valorizados - Futuro Garantido".

Esta campanha pretende chamar a atenção da opinião pública para os principais problemas que continuam a afetar o sistema educativo e os trabalhadores da educação, no arranque de mais um ano letivo, marcado pela repetição das mesmas dificuldades e problemas e em que a se faz ainda mais urgente divulgar a mensagem de que a escola é o espaço onde se concretiza a igualdade de oportunidades e onde se abre caminho para um futuro de maior justiça social, inovação e democracia. Porém, este caminho não existe sem os professores e os trabalhadores da educação. São eles a força que sustenta a escola, a voz que guia os alunos e o exemplo que transforma vidas. 

Há mais de duas décadas que a FNE alerta para os riscos de uma profissão desvalorizada, marcada pela estagnação salarial, pela ausência de perspetivas de carreira e pela falta de atratividade para os mais jovens. Quem quer bons professores tem de os remunerar de forma justa. Não há qualidade na educação sem valorização de quem a constrói todos os dias. Atrair, motivar e reter professores exige respeito, e esse respeito mede-se também pelo salário.

Os países que valorizam os seus docentes são aqueles que melhor preparam o futuro. Portugal não pode continuar a ambicionar resultados de excelência pagando salários que não dignificam a profissão docente.

Reafirmamos: não há qualidade na educação sem salários justos e dignos, capazes de atrair novos profissionais, motivar os que hoje asseguram múltiplas tarefas indispensáveis e reter aqueles que, mesmo em condições adversas, continuam a acreditar na importância da sua missão.

A campanha “Em duas palavras” irá prolongar-se ao longo de todo o primeiro período letivo, destacando semanalmente as reivindicações centrais da FNE:

  •     Salários dignos
  •     Carreiras justas
  •     Menos burocracia
  •     Mais professores
  •     Mais educação
  •     Indisciplina zero
A FNE relembra, através desta ação, que ninguém se deve desresponsabilizar nem deixar de fazer tudo o que está ao seu alcance para resolver os problemas que continuam a afetar a educação. Uma educação de qualidade exige compromisso de todos.

Acompanhe tudo sobre esta campanha nas redes sociais e site da FNE assim como dos sindicatos filiados na Federação.
]]>
Wed, 08 Oct 2025 00:00:00 +0100
<![CDATA[TALIS 2024 reforça urgência de medidas para combater a burocracia nas escolas]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10802 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10802 O mais recente relatório da OCDE – TALIS 2024 (Teaching and Learning International Survey), que analisa as condições de trabalho e aprendizagem dos professores e diretores escolares em 55 países, confirma uma realidade há muito denunciada pela Federação Nacional da Educação (FNE): o excesso de trabalho burocrático constitui uma das principais fontes de stress, desmotivação e desgaste profissional dos docentes.

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros,  acompanhado do Secretário-Executivo, Pedro Brandão, estiveram esta manhã presentes no evento de apresentação do TALIS 2024, Teaching and Learning International Survey, que teve lugar esta manhã no Teatro Thalia, em Lisboa.

Entre as várias dimensões avaliadas, o estudo destaca que “ter demasiado trabalho administrativo” está entre as três principais causas de stress docente, sendo um fator amplamente reportado pelos professores de diferentes níveis de ensino. Esta sobrecarga de tarefas não pedagógicas retira tempo, energia e foco àquilo que é essencial na missão docente — ensinar e apoiar a aprendizagem dos alunos.

Além disso, o relatório da OCDE evidencia que a falta de tempo é um dos principais entraves à participação dos professores em ações de formação contínua, comprometendo o seu desenvolvimento profissional. Esta escassez de tempo é frequentemente explicada pelo peso das exigências administrativas, que continuam a crescer, sem que exista uma compensação real no horário ou um reforço do apoio técnico e logístico nas escolas.

A FNE sublinha que estas conclusões internacionais confirmam o que as Consultas Nacionais realizadas desde 2021 já vinham apontando: a burocracia excessiva nas escolas portuguesas é um problema estrutural, que desvia os profissionais da sua função pedagógica e compromete a qualidade do trabalho desenvolvido. É, por isso, urgente simplificar procedimentos, eliminar redundâncias, e garantir que as tarefas administrativas não se sobrepõem à componente letiva e educativa.

Face a este desafio, a FNE lançou recentemente a plataforma digital www.simplicare.pt — uma iniciativa pioneira, criada em parceria com a AFIET – Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho, destinada a ouvir diretamente os docentes e diretores sobre as principais fontes de burocracia no trabalho escolar e a recolher propostas concretas de simplificação.

Através deste inquérito nacional, a FNE pretende construir propostas fundamentadas que permitam reduzir a carga administrativa, valorizar o tempo dos profissionais e reforçar a centralidade do trabalho pedagógico. A meta é clara: desburocratizar para ensinar.

A participação dos professores é fundamental para que este esforço coletivo produza resultados efetivos. Por isso, a FNE apela a todos os docentes e diretores escolares que contribuam com a sua visão e experiência, preenchendo o questionário disponível em www.simplicare.pt.

Consulte aqui o Relatório TALIS 2024
]]>
Tue, 07 Oct 2025 00:00:00 +0100
<![CDATA[FNE inicia celebrações do Dia Mundial do Professor 2025]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10801 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10801

A campanha “Em duas palavras” abriu este ano o programa de celebrações da FNE – Federação Nacional da Educação do Dia Mundial do Professor 2025. A campanha decorre em escolas de todo o Portugal Continental, Regiões Autónomas dos Açores e Madeira e pretende chamar a atenção da opinião pública para os principais problemas que continuam a afetar o sistema educativo e os trabalhadores da educação, no arranque de mais um ano letivo, marcado pela repetição das mesmas dificuldades e problemas.

Esta campanha prolonga-se por todo o primeiro período, destacando semanalmente, em duas palavras, as reivindicações centrais da FNE, como “Salários dignos”, “Carreiras justas” ou “Indisciplina zero”.

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Professor, este ano sob o tema "Juntos pelos Professores, juntos pelo amanhã", definido pela Internacional da Educação (IE), a FNE pretende também com esta campanha reforçar a mensagem de que a escola é o espaço onde se concretiza a igualdade de oportunidades e onde se abre caminho para um futuro de maior justiça social, inovação e democracia. Porém, este caminho não existe sem os professores e os trabalhadores da educação. São eles a força que sustenta a escola, a voz que guia os alunos e o exemplo que transforma vidas.

O Dia Mundial do Professor deve, por isso, servir de alerta. Não basta reconhecer o esforço ou a dedicação destes profissionais. É urgente transformar esse reconhecimento em medidas concretas. É necessário garantir a valorização da carreira docente, condições de trabalho dignas e estabilidade profissional que permitam recuperar, por completo, a confiança na profissão e atrair jovens para a carreira docente.

O Dia Mundial do Professor é mais uma oportunidade para relembrar o Governo de que cortar no orçamento para a educação não é o caminho adequado. É necessário, pelo contrário, investimento do Governo para se alcançar uma educação de qualidade.

A FNE, juntamente com os seus sindicatos, vai comemorar o Dia Mundial do Professor, realizando as seguintes ações (em atualização):

• O hasteamento da bandeira "Obrigado Professor" em escolas de norte a sul e ilhas, entre os dias 1 e 6 de outubro;

 • Lançamento de portal online www.simplicare.pt para recolha e sistematização de propostas para simplificar e desburocratizar o trabalho nas escolas.

 • Workshop online “Ensino com Assistente Inteligente – Um apoio mágico para ensinar” no dia 3 de outubro, entre as 17h30 e as 20h30.

 • Encontro Pedagógico 2025 - "O futuro da Educação e o papel das emoções", no dia 4 de outubro, 9h30, no Auditório SPZN, na cidade do Porto.

 • Campanha “Em duas palavras” com faixas e idas a escolas realizadas por dirigentes do SPZC até 6 de outubro.

 • Faixa "Professores Valorizados - Futuro Garantido" colocada por dirigentes do SDPGL em escolas dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal até 6 de outubro.

 • Campanha "Em duas palavras" no âmbito das celebrações do DMP divulgadas em várias escolas dos Açores pelo SDPA

 • Reuniões e plenários em diversas escolas em conjunto com colocação de lonas em escolas de todo o Sul do país e também alguns cartazes pelo SDPSUL.

 Estas serão, para já, algumas das principais iniciativas que a FNE e os seus sindicatos irão levar a cabo nas celebrações do Dia Mundial do Professor de 2025.

Fique atento e acompanhe o agendamento de mais iniciativas nos próximos dias.

A FNE não vai desistir de procurar construir um futuro melhor e que valorize os docentes. E será junto dos professores que o iremos fazer.

 É imperioso valorizar as carreiras, como base para essa educação de qualidade que todos pretendemos alcançar, assim como para garantir os direitos e condições dos trabalhadores da educação e investir em elevados níveis de formação inicial e contínua. Essa valorização deve incluir a determinação de condições de trabalho em segurança nas escolas, incluir limites ao tempo de trabalho que é exigido aos professores, regular o desenvolvimento das carreiras, reconhecer o trabalho que é desenvolvido com empenho, incluir o direito a uma aposentação digna, à estabilidade e segurança na profissão.

Por tudo isto e muito mais, o Dia Mundial do Professor é um dia que marca o reforço na busca pela valorização da vida profissional dos docentes portugueses, pois só com educadores, professores, formadores e investigadores prestigiados, valorizados e reconhecidos é que se estará a promover uma escola melhor, de qualidade, inclusiva e equitativa para todos.

O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente a 5 de outubro. Foi em 1994 que foi decidida pela UNESCO, juntamente com a Internacional da Educação, a celebração do Dia Mundial do Professor, nesse dia. Esta data foi escolhida para reconhecer a importância da Declaração da OIT e da UNESCO sobre a condição dos trabalhadores docentes, concretizada em 5 de outubro de 1966.

 

 Porto, 02 de outubro de 2025

A Comissão Executiva da FNE

Acompanhe tudo sobre o Dia Mundial do Professor 2025 no site e redes sociais da FNE e dos seus Sindicatos.

]]>
Thu, 02 Oct 2025 00:00:00 +0100
<![CDATA[Jornal FNE - setembro 2025]]> https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10800 https://fne.pt/pt/noticias/detail/id/10800 A edição de setembro 2025 do JORNAL FNE já está disponível para consulta.

Este mês no Jornal FNE:

▫️ No editorial, o SG da FNE, Pedro Barreiros perspectiva que o futuro começa nos professores 
▫️ Destaque para as reuniões entre FNE e MECI
▫️ Tudo sobre a ação sindical da FNE em Agosto e Setembro 
▫️ Os pormenores do acordo FSUGT/FNE e UMP 
▫️ As iniciativas FNE no arranque do ano letivo
▫️ FNE/SDPA na ação anual de limpeza costeira
▫️ A rubrica "Tem a Palavra" a cargo de Joaquim Bastos Serra (SDPSUL) reflete sobre o modelo de gestão das escolas
▫️ João Ramalho (STAAEZC) fala sobre a importância das autárquicas para os Trabalhadores de Apoio Educativo/Não Docentes
▫️ STAAE'S apresentam "Roteiro para as Autárquicas dos TAE" pelo país
▫️ Recorde a presença Internacional da FNE em agosto e setembro


Leia tudo aqui:


 


]]>
Wed, 01 Oct 2025 00:00:00 +0100