Cimeira “Transformar a Educação” deve criar compromissos para futuro da educação

16-9-2022

Cimeira “Transformar a Educação” deve criar compromissos para futuro da educação

The Transforming Education Summit (Cimeira "Transformar a Educação”) realiza-se a 16, 17 e 19, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque e é convocada em resposta a uma crise global na educação – de equidade e inclusão, qualidade e relevância.

Muitas vezes lenta e invisível, esta crise está a provocar um impacto devastador no futuro de crianças e jovens em todo o mundo. Esta Cimeira oferece uma oportunidade única para elevar a educação ao topo da agenda política global e mobilizar ação, ambição, solidariedade e soluções para recuperar as perdas de aprendizagem relacionadas com a pandemia e plantar as sementes para transformar a educação num mundo em rápida mudança.

O Governo português, que vai estar presente através do Ministro da Educação, João Costa, deve ter em linha de conta este impacto provocado pela crise e perceber que cortar no orçamento para a educação não é o caminho adequado. É necessário investimento do Governo para se alcançar uma educação de qualidade.

É também fundamental valorizar as carreiras, como base para essa educação de qualidade que todos pretendemos alcançar, assim como garantir os direitos e condições dos trabalhadores da educação e investir em elevados níveis de formação inicial e contínua.

O futuro da educação tem ainda de passar por confiar e respeitar os professores e a sua competência pedagógica assim como promover o diálogo social na definição das políticas educativas.

A FNE espera que realização desta Cimeira promova ainda mais a responsabilidade do nosso Ministério da Educação para assumir compromissos claros em relação aos princípios definidos para esta iniciativa e que consiga trazer bases para um futuro melhor na educação.

Saiba mais sobre a Cimeira “Transformar a Educação” aqui: https://www.un.org/en/transforming-education-summit