FNE associa-se à Semana de Ação Global pela Educação 2022

27-4-2022

FNE associa-se à Semana de Ação Global pela Educação 2022

A FNE associa-se à Internacional da Educação para a “Semana de Ação Global pela Educação 2022 - Proteger a educação nas emergências, Já”, que decorre de 25 a 29 de abril.

À luz das grandes emergências que acontecem em todo o mundo e do seu impacto devastador no direito à educação de milhões de pessoas, particularmente as mais vulneráveis, esta Semana de Ação Global pela Educação 2022 pode ser mais importante do que nunca: é um apelo urgente e forte aos Estados, líderes mundiais e à comunidade internacional para proteger a educação em tempos de emergência, já!

Proteger através de um planeamento inclusivo, um financiamento sustentável e com direitos assegurados. E isso passa por:

. Proteger a Educação contra ataques e cumprir a Declaração de Escolas Seguras, adotada em 2015.

. Proporcionar ambientes de aprendizagem seguros e acessíveis para todos os alunos em contextos de emergência, sem discriminação com base em género, deficiência física ou mental, raça, origem étnica ou qualquer outro fator.

. Desenvolver e implementar planos e orçamentos nacionais de educação sensíveis à crise e promover a inclusão equitativa e sustentável de refugiados, requerentes de asilo, retornados e apátridas e deslocados internos nos sistemas educativos nacionais.

. Garantir que os professores são protegidos e têm acesso a formação e desenvolvimento profissional contínuo, com salários e condições de trabalho dignos.

. Promover uma educação para a sustentabilidade genuinamente transformadora e uma base para a paz.

. Ouvir as vozes das pessoas afetadas por emergências – organizações da sociedade civil, comunidades, famílias, professores – que são os primeiros a responder a essas situações. Ouvir as suas experiências, perspetivas e histórias, que devem ser plenamente consideradas nos planos e políticas educativas.

A resposta a todos estes desafios exige um investimento adequado para a Educação em contextos de emergência. Apesar dos números e histórias alarmantes, a FNE sublinha que educação continua a ser uma das áreas mais subfinanciada da ajuda humanitária, recebendo apenas 2,4% do financiamento humanitário global.

A educação em emergências necessita desesperadamente de financiamento suficiente, sustentável e previsível. Isso requer, para os países doadores, alocar pelo menos 10% do financiamento humanitário para a educação, comprometendo um mínimo de 1,5 mil milhões de dólares para a Education Cannot Wait (ECW).

Saiba mais sobre esta campanha em: https://campaignforeducation.org/en/take-action/take-part-in-gawe/global-action-week-for-education-gawe-2022

Participe na Semana Global da Educação, 25-29 abril. #GAWE20222 and #ProtectEiENow!