Formação sobre Violência na Intimidade: relacionamentos saudáveis precisam-se

7-4-2022

Formação sobre Violência na Intimidade: relacionamentos saudáveis precisam-se

A FNE e a AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, no próximo dia 14 de abril de 2022, entre as 17h e as 20h, o Webinário "Violência nas relações de intimidade", que abordará o tema em jovens e em adultos. Sónia Caridade (Professora e investigadora na área da violência) é a oradora convidada, numa conversa que contará com Lina Lopes (Presidente da Comissão de Mulheres da UGT), Rita Nogueira (Psicóloga clínica e da Educação) e Jorge Ascenção (Presidente da CONFAP) como comentadores e com o Professor Doutor Rui Maia, do Centro de Formação da FNE na moderação.

A Violência nas Relações de Intimidade (VRI) ainda é um tema considerado 'tabu', mas que tem de ser abordado em toda a sua extensão.

A violência é um fenómeno transversal, não escolhe sexo, classe ou estatuto social, varia em termos de tipologia (abuso sexual, físico, psicológico/emocional) e severidade (empurrão, bofetada, violação). É no seu todo uma violação dos Direitos Humanos, raramente isolada, em muitos casos considerada um crime público.

Cada vez cabe mais à sociedade um papel de prevenção, mas também de reconhecimento e de capacitação, no sentido de uma efetiva mudança comportamental e de promoção de relacionamentos saudáveis.

Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharem o webinário através da plataforma Zoom.

Inscreva-se aqui: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_CCrKfKfyS32R83we8KUG1w

Após o término do Webinar e nos termos do Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio, retificado pela Declaração de retificação nº 470/2015, de 11 de junho, os participantes poderão solicitar à FNE, através do endereço secretariado@fne.pt, o reconhecimento e certificação deste Seminário, como uma ação de curta duração de três horas.

Oradores

SÓNIA MARIA MARTINS CARIDADE (PROFESSORA DOUTORA)

Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Entre 2009 e setembro de 2021 exerceu funções como Professora Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa (UFP), onde também foi coordenadora pedagógica do 1.º ciclo de estudos em criminologia (2019-2021), Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (2020-2021) e investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime (2012-2021). Entre 2020 e 2021 esteve como Investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Atualmente é professora auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho e investigadora no Centro de Investigação em Psicologia, da referida escola. Tem várias publicações em revistas especializadas e autora e editora de diversos livros e capítulos de livros. A sua principal linha de investigação situa-se no âmbito da violência nas relações de intimidade (adultas e juvenis), tendo realizado a sua tese de doutoramento neste âmbito. Investiga ainda no domínio da violência doméstica e delinquência juvenil. É revisora em várias revistas científicas internacionais (Violence and Victims, Journal of Interpersonal Violence, entre outras). Guest Editor, Social Sciences, MDPI AG, Violence, Victimization and Prevention, (https://www.mdpi.com/journal/socsci/special_issues/violence_victimization_and_prevention)

LINA MARIA CARDOSO LOPES

Presidente da Comissão de Mulheres da UGT. Deputada do Grupo Parlamentar do PSD e Presidente da Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação da Assembleia da República (AR). Membro Eleito do Comité Executivo do Fórum Parlamentar Europeu para os Direitos Sexuais e Reprodutivos. Professora, licenciada em Química (FCUL-UL) e Mestre em Engenharia Alimentar (UTL-UL). Pós-Graduação em Saúde Pública e Diploma de Estudos Avançados em Sistemas de Informação e Comunicação (Universidade Complutense de Madrid). Eleita em 31 de março de 2022 Secretária da Mesa da AR.

RITA NOGUEIRA

Licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade Fernando Pessoa (2004). Inscrita na Ordem dos Psicólogos Portugueses, com Especialidades base de Psicologia Clínica e Psicologia da Educação, com especialidade avançada de psicologia vocacional e do desenvolvimento de carreira. Participação no grupo de trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses para a Educação Não Formal. Especialização avançada em coaching psicológico. Vasta experiência na área clínica e na educação de adultos. Formadora e mediadora em ações de formação.

JORGE ASCENÇÃO

Presidente da CONFAP desde 2013. Licenciatura em Gestão Financeira, do ISCAP e Pós-Graduação em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Especialização em Gestão Integrada de Pequenas e Médias Empresas, no Instituto Atlântico Business School. Foi Consultor na empresa PT/MEO. Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ). Atual Vereador na Câmara Municipal de Gondomar.

RUI MAIA

Doutor em Sociologia, Mestre em História das Populações e Licenciado em História. É Professor Associado Convidado da Universidade Fernando Pessoa, Porto. Os seus principais domínios de investigação incluem demografia, sociologia, segurança alimentar, meio ambiente e tratamento, análise e crítica de fontes, com produção científica traduzida em diversas publicações.