FNE e AFIET celebram Dia Internacional da Educação

17-1-2022

FNE e AFIET celebram Dia Internacional da Educação

A FNE e a AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) comemoram, no próximo dia 24 de janeiro, o IV Dia Internacional da Educação, entre as 17h e as 18h15, com o Webinário "Mudar de rumo - Transformar a Educação e o mundo". Os oradores convidados são António da Silva Rêgo (DG Educação da CE), José Vítor Pedroso (Diretor-Geral da Educação) e Álvaro Santos (Presidente da Assembleia Geral da ANDAEP - Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), com moderação de João Dias da Silva, Presidente da AFIET.

O objetivo do webinário é o de procurar respostas e soluções para as grandes interrogações que abundam na educação de qualidade ao longo da vida, em Portugal e no mundo, com vista a um futuro mais inclusivo e mais humanista, capaz de vencer os desafios da igualdade de género e travar o ciclo de pobreza, que está a deixar milhões de crianças, jovens e adultos para trás.

Transformar o futuro da Educação requer um equilíbrio urgente nas Relações Interpessoais, na Pedagogia, na Organização da Escola, na Natureza e na Tecnologia, criando oportunidades de descoberta e de rutura, num tempo em que se questionam o direito à Educação, à Equidade, à Inclusão, à Saúde, à Cidadania e à Participação Democrática.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro como Dia Internacional da Educação, em comemoração do gigantesco papel que a Educação desempenha na promoção da paz e do desenvolvimento. A UNESCO estima que atualmente 258 milhões de crianças e jovens não tem acesso a qualquer tipo de ensino, enquanto 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler, nem têm quaisquer noções de literacia matemática.

Trata-se de uma violação do Direito básico à Educação que tem que ser combatido, uma vez que sem investimento numa educação inclusiva e equitativa estamos todos a comprometer a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que integra 17 Objetivos como base para a criação de um novo modelo global, que para acabe com a pobreza, promova a austeridade e o bem-estar de todos, proteja o ambiente e combata as alterações climáticas.

Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharem o webinário através da plataforma Zoom.

Inscreva-se aqui para o webinário: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_5EICdSdZSYeFBzCsgoZywQ