David Justino debate caminhos para a escola na pós-pandemia

27-2-2021

David Justino debate caminhos para a escola na pós-pandemia

O Professor David Justino, Ministro da Educação entre 2002 e 2004, é o quarto orador convidado do ciclo de Webinários com ex-Ministros da Educação "Que caminhos para a escola na pós-pandemia", organizado pela Federação Nacional da Educação (FNE) e pelo Canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho), que vai decorrer no próximo dia 11 de março, pelas 17h00m, com moderação do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, e Ricardo Baptista, Presidente da Direção do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA).

O ensino remoto de emergência está no centro do debate político-social. A pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios para a Escola atual e fez perceber a necessidade e urgência de criação de novos caminhos. Desde março de 2020 que têm sido muitas as dificuldades que professores, alunos, trabalhadores não docentes e pais têm enfrentado em todo o mundo, recorrendo muitas vezes a soluções tecnológicas de um modo disruptivo, que terão de ser trabalhadas de um modo mais consciente e mais elaborado de futuro.

Como podem as escolas promover o ensino a distância perante a diversidade de contextos socioeconómicos da população e da dificuldade de acesso de muitas famílias a recursos digitais para a educação a distância? Serão os desafios impostos pela pandemia de COVID-19 a oportunidade de criar as bases para a escola do futuro? Como gerir a possibilidade de introduzir os meios tecnológicos no ensino, mantendo a formação social e presença física do aluno como elemento primordial no ensino? Que mudanças devem ser implementadas na formação de professores? Como adaptar a escola do futuro aos recursos humanos e infraestruturas? Como incentivar a inovação no sistema educativo?

Num tempo de incertezas, em que se pede a colocação dos trabalhadores da educação na prioridade da vacinação, este pode ser o momento simbólico onde as respostas a estas e muitas outras questões permitem lançar os alicerces para uma escola mais inclusiva, mais sustentável, e mais preparada para as transições digital e verde, onde o aluno possa vir a responder melhor às necessidades e desafios do mundo atual e do porvir.

Inscreva-se e participe gratuitamente em: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_1yR2OOSwQQ-RM79QX1WWMQ

No dia seguinte ao evento, será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharam o webinário através da plataforma Zoom.

Orador:
David Justino
Licenciado em Economia, pós-graduado em História Económica e Doutorado em Sociologia, é atualmente Professor Catedrático do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigador do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena vários projetos de investigação na área da educação. Recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciência 1987 (Ciências Sociais e Humanas) e o Prémio Grémio Literário 2017. Foi Vereador responsável pelos pelouros da cultura e da habitação social na Câmara Municipal de Oeiras (1974-2001). Eleito deputado pelo Círculo Eleitoral de Lisboa (1999-2002) foi Ministro da Educação do XV Governo Constitucional (2002-2004). David Justino foi Assessor para os Assuntos Sociais do Presidente da República (2006-2016) e presidiu ao Conselho Nacional de Educação (CNE) entre 2013 e 2017. É atualmente Vice-Presidente do Partido Social Democrata.

Moderadores:
João Dias da Silva
(Secretário-Geral da FNE e Presidente da Direção da AFIET)
Ricardo Baptista (Presidente da Direção do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA))