FNE reivindica medidas de valorização dos docentes

19-2-2021

FNE reivindica medidas de valorização dos docentes
A ação da FNE e dos seus sindicatos tem continuado a desenvolver-se, no sentido da promoção e da defesa de um conjunto de propostas concretas que constituem o seu contributo para que seja assegurada a valorização dos profissionais da educação. Como sempre, e particularmente nestes tempos difíceis que temos vivido, estes profissionais têm dito presente!

Todos dizem que reconhecem o enorme esforço e mobilização dos docentes portugueses, mas é preciso que esse reconhecimento se traduza na sua valorização. Pela nossa parte, não desistimos de construir um futuro melhor construindo propostas, batendo-nos por elas. Juntos vamos desenvolver as ações que permitam a sua concretização.

Por isso, a FNE reivindica:

• rejuvenescimento de uma carreira docente atrativa
  • avaliação de desempenho justa e transparente
  • fim das quotas de acesso aos 5º e 7º escalões e para atribuição das menções mais elevadas
  • respeito pelos limites do tempo de trabalho, promovendo a conciliação do tempo de trabalho com a vida familiar
  • comparticipação nas despesas associadas ao ensino remoto
  • contabilização de todo o tempo de serviço prestado, para efeitos de desenvolvimento da carreira, recuperando o tempo ainda não considerado
  • condições de aposentação que respeitem o desgaste que a docência implica
  • fim de todas as formas de precariedade
  • um Estatuto de Carreira Docente que dignifique, valorize e compense os seus profissionais
  • direito a condições dignas de trabalho, com saúde e segurança

Cartaz em PDF para download