Couto dos Santos traça caminhos para a escola na pós-pandemia

15-2-2021

Couto dos Santos traça caminhos para a escola na pós-pandemia

O Engº Couto dos Santos, ex-Ministro da Educação entre 1992 e 1993, é o terceiro convidado do ciclo de Webinários "Que caminhos para a escola na pós-pandemia?", organizado pela Federação Nacional da Educação (FNE) e pelo Canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho), que vai decorrer no próximo dia 25 de fevereiro, pelas 17h00m, com moderação do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, e Conceição Alves Pinto, Professora Catedrática em Educação e Presidente do Sindicato Democrático dos Professores da Grande Lisboa (SDPGL).

O ensino remoto de emergência está no centro do debate político-social. A pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios para a Escola atual e fez perceber a necessidade e urgência de criação de novos caminhos. Desde março de 2020 que têm sido muitas as dificuldades que professores, alunos, trabalhadores não docentes e pais têm enfrentado em todo o mundo, recorrendo muitas vezes a soluções tecnológicas de um modo disruptivo, que terão de ser trabalhadas de um modo mais consciente e mais elaborado de futuro.

Como podem as escolas promover o ensino a distância perante a diversidade de contextos socioeconómicos da população e da dificuldade de acesso de muitas famílias a recursos digitais para a educação a distância? Serão os desafios impostos pela pandemia de COVID-19 a oportunidade de criar as bases para a escola do futuro? Como gerir a possibilidade de introduzir os meios tecnológicos no ensino, mantendo a formação social e presença física do aluno como elemento primordial no ensino? Que mudanças devem ser implementadas na formação de professores? Como adaptar a escola do futuro aos recursos humanos e infraestruturas? Como incentivar a inovação no sistema educativo?

Num tempo de incertezas, em que se pede a colocação dos trabalhadores da educação na prioridade da vacinação, este pode ser o momento simbólico onde as respostas a estas e muitas outras questões permitem lançar os alicerces para uma escola mais inclusiva, mais sustentável, e mais preparada para as transições digital e verde, onde o aluno possa vir a responder melhor às necessidades e desafios do mundo atual e do porvir.

Inscreva-se e participe gratuitamente em: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_b5YGO3mnTU27sGNJ6i8MbQ

No dia seguinte ao evento, será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharam o webinar através da plataforma Zoom.

Orador:
 António Couto dos Santos
Engenheiro Químico pelo Instituto Superior Técnico, de Lisboa, Ministro da Educação em 92-93, Ministro dos Assuntos Parlamentares (91-92) e Ministro Adjunto e da Juventude (87-91), foi Secretário de Estado da Juventude (85-87) e Presidente do Comité de Juventude do Conselho da Europa (85-91). De 87 a 91 e 09 a 2015 foi deputado à Assembleia da República e entre 2011 e 2015 Presidente do Conselho de Administração do Parlamento e Presidente e Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde. Entre 74 e 83 desempenhou funções de engenharia no Arsenal do Alfeite e na Quimigal, tendo sido diretor do Sindicato dos Engenheiros da Zona Sul e delegado sindical nos anos de 80 a 83. Na atividade empresarial foi CEO na Associação Empresarial de Portugal, na Casa da Música do Porto e na Fomentinvest. Foi ainda Alto Comissário no World Business Angels Investment Forum (WBAF) e consultor de empresas nas áreas da saúde, ambiente e energia.

Moderadores:
João Dias da Silva
(Secretário-Geral da FNE e Presidente da Direção da AFIET)
Conceição Alves Pinto (Professora Catedrática em Educação e Presidente do SDPGL)