Ciclo de webinários com ex-Ministros da Educação

7-1-2021

Ciclo de webinários com ex-Ministros da Educação

Num tempo considerado de emergência, torna-se essencial debater o presente e o futuro da Educação. Por isso, a Federação Nacional da Educação (FNE) e o canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, entre janeiro e abril de 2021, o ciclo de Webinários "Que caminhos para a escola na pós-pandemia", que conta com a participação de seis antigos Ministros da Educação.

Marçal Grilo, Couto dos Santos, Júlio Pedrosa, David Justino, Nuno Crato e Margarida Mano são os oradores convidados desta iniciativa, de quem se esperam respostas para um momento crucial para o sistema educativo, em que a educação está mais que nunca no centro das decisões políticas e sociais.

A pandemia de COVID-19 trouxe muitos desafios para a Escola atual e fez perceber a necessidade e urgência de criação de novos caminhos, funcionando também como um “acelerador de futuro", permitindo uma discussão aberta sobre questões que afetam o futuro do sistema.

Como podem as escolas promover o ensino a distância perante a diversidade de contextos socioeconómicos da população e da dificuldade de acesso de muitas famílias a recursos digitais para a educação a distância? Serão os desafios impostos pela pandemia de COVID-19 a oportunidade de criar as bases para a escola do futuro? Como gerir a possibilidade de introduzir os meios tecnológicos no ensino, mantendo a formação social e presença física do aluno como elemento primordial no ensino? Que mudanças devem ser implementadas na formação de professores? Como adaptar a escola do futuro aos recursos humanos e infraestruturas? Como incentivar a inovação no sistema educativo?

Num tempo de incertezas, em que a FNE reivindica a colocação dos trabalhadores da educação na prioridade de vacinação, este pode ser o momento simbólico onde as respostas a estas e muitas outras questões permitem lançar os alicerces para uma escola mais inclusiva, mais sustentável, e mais preparada para as transições digital e verde, onde o aluno possa vir a responder melhor às necessidades e desafios do mundo atual e do porvir.

Estas questões, entre muitas outras, vão estar a debate neste ciclo de webinários:

. 14 de janeiro (17h00)

Professor Doutor Eduardo Marçal Grilo (Membro do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos e Presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro)

. 11 de fevereiro (17h00)

Professor Doutor Júlio Pedrosa (Presidente do Conselho Geral do ISCTE e do Conselho Fiscal da Fundação Bial. Integra o ITQB da Universidade Nova)

. 25 de fevereiro (17h00)

Engº António Couto dos Santos (Ministro dos Assuntos Parlamentares, Ministro Adjunto e da Juventude. CEO empresarial e consultor de empresas)

. 11 de março (17h00)

Professor Doutor David Justino - (Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa e Ministro da Educação do XV Governo constitucional)

. 25 de março (17h00)

Professor Doutor Nuno Crato (Catedrático de Matemática e Estatística da Universidade Nova. Cientista visitante do Joint Research Center, em Itália)

. 8 de abril (17h00)