BE reúne esta 6ª feira com FNE

12-11-2020

BE reúne esta 6ª feira com FNE
A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne na próxima 6ª feira, 13 de novembro, em regime de videoconferência, pelas 11h30, com o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE).

Após os encontros com os grupos parlamentares do PEV e PSD, a FNE vai agora apresentar ao BE as suas propostas a incluir no Orçamento de Estado para 2021 e denunciar a ausência de medidas adequadas para o desenvolvimento do ano letivo que, para ser presencial, exige medidas especiais que permitam a sua concretização em segurança.

A FNE, entre vários outros assuntos, leva em primeiro lugar para esta conversa com o BE, a mais recente questão da seleção de docentes sem componente letiva que podem ser chamados para realização de tarefas de rastreio de COVID-19, opção que para a FNE é sinónimo de desvalorização do Governo sobre a resposta educativa de que os alunos portugueses precisam neste momento em vários outros pontos.

Matérias como a insuficiência de respostas para as necessidades da Educação que o Orçamento de Estado 2021 apresenta, a questão dos milhares de alunos sem professores que abre uma ferida gravíssima no direito à educação e à igualdade de oportunidades para todos e o profundo silêncio do Ministro da Educação com a notada ausência de ideias e desvalorização do diálogo com as organizações sindicais em relação aos problemas da educação, serão também debatidas nestes encontros.

Estas reuniões inserem-se num conjunto de iniciativas que a FNE pretende levar a cabo com os partidos representados na Assembleia da República, de forma a manifestar as suas preocupações com vários temas ligados às políticas de Educação que o Governo tem levado a cabo e demonstrar a sua disponibilidade para um diálogo regular que permita partilhar as suas perspetivas, atividades e objetivos para o setor.