Webinar "O Projeto PISA para as escolas"

6-11-2020

Webinar
Gonçalo Xufre (OCDE) é o orador convidado do terceiro de cinco webinars do Fórum FNE 2020, intitulado "O Projeto PISA para as escolas", que a Federação Nacional da Educação (FNE) e o Canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, no dia 12 de novembro 2020, entre as 17 e as 18 horas, que vai contar com a moderação de Manuel Teodósio (Presidente da UGT Viseu e Presidente em exercício do SPZCentro) e Joaquim Messias (Secretário-Nacional da FNE e Coordenador distrital e membro da Direção do SPZCentro).
 
Vivemos um momento crucial para o sistema educativo e para o mundo do trabalho, uma vez que a pandemia pode funcionar como um "acelerador de futuro", permitindo uma reflexão conjunta entre os parceiros sociais e partes interessadas, sobre questões que afetam o futuro da nossa sociedade e que se podem revelar determinantes na promoção do sucesso escolar e de melhores condições de vida e de trabalho para todos.

O Volume V do PISA 2018, revelado no fim do mês de setembro, revelou grandes disparidades, tanto entre os países quanto dentro dos países, na disponibilidade de tecnologia nas escolas e na capacidade dos professores de explorar as TIC de maneira eficaz. Desde o início da pandemia do Covid-19 ficaram também a descoberto as debilidades de muitos sistemas educativos, o que levou ao encerramento de escolas em todo o mundo e forçou professores e alunos, em muitos países, a uma adaptação disruptiva ao ensino e aprendizagem online. Temos vindo a separar a avaliação dos alunos da aprendizagem? É necessária mais avaliação para o aluno e menos para o professor e para as escolas, tarefa em que a tecnologia pode ser de grande utilidade?

Estas e muitas outras questões vão estar a debate no próximo dia 12 de novembro, às 17h00m.

Inscreva-se antecipadamente e de forma gratuita para este webinar:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_UqpI57XyQ3Cs7Hwy3Nb0iQ

Após a inscrição, receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.

Orador:

Professor Doutor Gonçalo Xufre
Doutorado em Investigação Operacional, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e especialista em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da mesma Universidade. É também Professor no Instituto Superior Politécnico de Lisboa e Consultor da OCDE na Área da Educação. Foi Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP, I.P.) de 2011 a 2018 e, nos últimos dois anos, trabalhou no Secretariado da OCDE, em Paris, na Divisão de Educação e Competências, sendo atualmente o Coordenador do Projeto "PISA para as Escolas", em Portugal.


Moderadores:

Manuel Teodósio (Presidente da UGT Viseu e Presidente em exercício do SPZCentro)
Joaquim Messias (Secretário-Nacional da FNE e Coordenador distrital e membro da Direção do SPZCentro)