Webinar “A Pandemia COVID-19 e os seus impactos socioeconómicos: um desafio para o trabalho digno” - Com Maria Helena André

7-10-2020

Webinar “A Pandemia COVID-19 e os seus impactos socioeconómicos: um desafio para o trabalho digno” - Com Maria Helena André
No próximo dia 15 de outubro de 2020, entre as 17 e as 18h30, o Canal 4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) organiza o webinar “A Pandemia COVID-19 e os seus impactos socioeconómicos: um desafio para o trabalho digno”, que vai contar como oradora convidada com a Drª Maria Helena André, Diretora do Departamento das Atividades dos Trabalhadores (ACTRAV) da OIT - Organização Internacional do Trabalho, em Genebra.

A pandemia COVID-19 transformou o mundo do trabalho. Esta é assim uma oportunidade para debater e enquadrar o conceito da OIT de Trabalho Digno, inserido na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, justificando-se também a definição sobre um Novo Contrato Social, que garanta a recuperação da economia global, para enfrentar os desafios da pandemia, da mudança climática e das desigualdades.

É fundamental reafirmar a exigência de que o Trabalho Digno constitua um referencial a respeitar, mesmo quando se está na urgência de definir novas ações, para trazer de volta o crescimento económico e construir uma nova economia global, que coloque, de uma vez por todas, as pessoas em primeiro lugar. Tal empreitada exige cooperação e uma ação coordenada de todos os atores da sociedade, assente em quatro objetivos estratégicos da OIT: a criação de emprego, a garantia dos direitos no trabalho, a extensão da proteção social e a promoção do diálogo social.


Inscreva-se antecipadamente e de forma gratuita para este webinar:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_JnI92QVJRAyZ3v9iZ3zKEQ

Após a inscrição, receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.


Oradora do Webinar:

Maria Helena André
Maria Helena André exerce, desde 1 de setembro de 2013, a função de Diretora do Departamento das Atividades dos Trabalhadores (ACTRAV) da OIT-Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, depois de ter desempenhado as funções de Ministra do Trabalho e da Segurança Social do 18º Governo Constitucional (entre outubro de 2009 a junho de 2011).

Entre junho de 2011 e agosto de 2013 foi deputada à Assembleia da República, integrada no Grupo Parlamentar do Partido Socialista, tendo sido membro de quatro comissões parlamentares: Assuntos Europeus; Previdência Social e Trabalho; Acompanhamento da Implementação do programa celebrado entre o Governo Português e a Troika e, por fim, da Comissão de Inquérito sobre Swaps.

No período compreendido entre maio de 2003 a outubro de 2009 foi Secretária-Geral Adjunta da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), em Bruxelas, responsável pelo Diálogo Social Europeu, Política Social Europeia e Assuntos da Juventude.

Anteriormente, entre janeiro de 1992 e abril de 2003 trabalhou como Secretária Confederal da CES, em áreas como a Política do Mercado de Trabalho, Educação e Formação Profissional, Política Regional e Comités Sindicais Inter-regionais, Exclusão Social, Racismo e Xenofobia e ainda Políticas de Juventude. Outras temáticas foram o desenvolvimento, discussão e adoção de políticas sindicais europeias nas diferentes áreas políticas e a coordenação de vários grupos de trabalho compostos por representantes das confederações sindicais nacionais e federações europeias da indústria filiadas na CES.

De setembro de 1988 a dezembro de 1991, Maria Helena André dirigiu o Departamento de Assuntos Internacionais da UGT (União Geral de Trabalhadores) - responsável pela coordenação das relações europeias e internacionais da central sindical portuguesa, tendo trabalhado como assistente no mesmo departamento entre setembro de 1981 e agosto de 1988.


Moderador:

Alexandre Dias
(Secretário-Nacional da FNE e Representante de Portugal no CSEE)

Joaquim Santos (Membro avocado da Comissão Executiva da FNE)