Saudação do SG da FNE, João Dias da Silva, a todos os trabalhadores da educação que hoje regressaram às escolas

1-9-2020

O Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, saudou todos os trabalhadores da educação que neste primeiro dia do ano letivo de 2020/21 regressaram às escolas e deixou o alerta de que a FNE não vai desistir de uma atitude de vigilância permanente, em defesa da saúde e da proteção de todos os trabalhadores que representam.

Nesta mensagem fica também a garantia de que FNE e os seus Sindicatos não baixarão os braços na exigência de que o Governo assegure os recursos materiais que forem indispensáveis para a preservação da saúde e da segurança de todos.

É essencial que as autoridades de saúde, e particularmente a Direção-Geral de Saúde, definam orientações rigorosas, claras, coerentes e exigentes para a determinação das orientações essenciais de proteção da saúde pública e no acompanhamento e verificação do seu cumprimento.

A FNE exige que o Ministério da Educação defina, antes do início das aulas, os procedimentos de articulação entre os serviços de saúde, escolas e famílias, de forma que as escolas se reorganizem rapidamente em caso de deteção de focos de infeção em membros da comunidade escolar.

Veja aqui toda a declaração de João Dias da Silva.