FNE realiza Conferência de Imprensa sobre a preparação do Ano Letivo de 2020/2021

30-7-2020

A FNE (Federação Nacional da Educação) promove na próxima sexta-feira, dia 31 julho de 2020, pelas 11h00, uma Conferência de Imprensa nas suas instalações em Lisboa, nas Escadinhas da Praia, 3 - 2º esquerdo, para apresentar publicamente as suas preocupações e propostas para a preparação do ano letivo de 2020/2021 e para anunciar atividades a desenvolver a partir de Setembro próximo.

O ano letivo que agora está a terminar, embora marcado por acontecimentos extraordinários e por condições excecionais, com impactos sociais muito fortes neste momento e no futuro, veio demonstrar que a Educação – com todos os seus profissionais docentes e não docentes – é uma instituição insubstituível para a promoção da equidade social e que a atividade letiva presencial é incontornável para a formação de crianças e jovens.

É essencial retomar a escola presencial e que ela possa abranger todos os alunos e por isso a FNE considera que o ano escolar de 2020/2021 tem de ser preparado com realismo, confiando nas escolas, nos seus profissionais e nas suas comunidades e garantindo todas as condições sanitárias, materiais e humanas para o seu desenvolvimento.

Nesta iniciativa, a FNE, além de avaliar as condições em que decorreu o ano letivo 2019/2020, vai também deixar contributos, expetativas e ideias relativamente às medidas de saúde pública a serem aplicadas na abertura do próximo ano escolar, nomeadamente ao nível dos horários, dos transportes, das condições sanitárias oferecidas, assim como a outras situações que afetam o trabalho de todos os Trabalhadores da Educação nas escolas.

Nesta ocasião, proceder-se-á também à apresentação das iniciativas que estão em preparação para o primeiro período do novo ano letivo, quer no quadro da ação reivindicativa, quer no quadro da formação de docentes e de não docentes.

Convidamos todos os Órgãos de Comunicação Social a acompanharem esta iniciativa.

Porto, 30 de julho de 2020

A Comissão Executiva