VII Convenção Nacional com CONFAP, ANDAEP e FNAEBS. FNE debate desafios e exigências da escola para todos

23-10-2019

É já no próximo sábado, 26 de outubro, que se realiza a VII Convenção Nacional coorganizada pela Federação Nacional da Educação (FNE), Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) e Federação Nacional das Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário (FNAEBS), no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Pais, Professores, Diretores e Alunos do ensino secundário voltam a unir-se para uma iniciativa que vai juntar mais de duas centenas de participantes, e que pretende contribuir para ajudar a determinar o rumo das escolas no futuro e quais as respostas educativas apropriadas para os novos tempos.

Esta Convenção anual, que se iniciou em 2013, definiu este ano como lema "Desafios e exigências da escola para todos" e terá a sessão de abertura às 9h30 a cargo de Filinto Lima (Presidente da ANDAEP), Hugo Barreto (Presidente da FNAEBS) e Emídio Sousa (Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira - CMSMF).

Pelas 10h00, o Professor Doutor José Matias Alves, da Universidade Católica do Porto, vai liderar a Conferência “Libertar o Sistema Educativo da prisão do Acesso ao Ensino Superior”, que contará ainda com a participação de Alexandre Dias (FNE) e de Álvaro Santos Almeida (ANDAEP) na mesa de debate.

Às 12h00 vai dar-se a apresentação de proposta de Resolução conjunta conduzida por Pedro Barreiros (FNE) e Cristina Cruz (CONFAP).

Às 14h30 acontece a Conferência “A escola para a Inclusão”, que contará com a Professora Doutora Manuela Sanches Ferreira, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, na mesa, em debate com Paulo Fortunato (CONFAP) e Júlio Silva (FNAEBS).

A continuação  do  debate  e  aprovação  da  Resolução  conjunta  está  prevista  para  as  16h00, seguindo-se pelas 17h00 a sessão de encerramento, que fica a cargo do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, do Presidente da CONFAP, Jorge Ascenção, e da Vereadora da Educação da CMSMF, Cristina Tenreiro.

A VII Convenção Nacional FNE/CONFAP/ANDAEP/FNAEBS representa um momento importante para as quatro organizações, uma vez que permite uma reflexão conjunta entre Pais, Professores, Diretores e Alunos do ensino secundário, sobre questões que afetam o futuro do sistema educativo e que se revelam determinantes na promoção do sucesso escolar para todos.

Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a acompanharem os trabalhos.

Os dirigentes das várias organizações estarão disponíveis para declarações no local.

Porto, 23 de outubro de 2019

A Comissão Executiva