Dia Mundial de Combate ao Bullying

20-10-2019

Dia Mundial de Combate ao Bullying

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se a 20 de outubro.

A data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens vivem. Segundo a UNICEF, uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente.

No roteiro para a Legislatura 2019-2023, que a Federação Nacional da Educação – FNE, apresentou publicamente no passado dia 6 de setembro de 2019, por ocasião da abertura do ano escolar 2019/2020, são definidas, entre outras, como prioridades para a qualidade do sistema educativo a necessidade de:


- Garantir condições de trabalho favoráveis ao ensino-aprendizagem

Defendendo o estabelecimento de normas gerais favoráveis a ambientes seguros e saudáveis para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.


- Tolerância zero para a indisciplina e a violência em contexto escolar

Propondo que sejam adotadas medidas legislativas concretas de reconhecimento da autoridade dos docentes, penalizando as situações de transgressão das normas de respeito e de convivialidade adequadas em relação a todos os profissionais da educação.


É com base nestes pressupostos que defendemos e apresentamos um conjunto de propostas para um ambiente escolar de responsabilidade, seguro e de respeito entre todos, contribuindo para o objetivo de uma escola de qualidade e sem violência, que poderá ser enquadrado na lógica do Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, apresentado pelo Ministério da Educação.


DOCUMENTO PARA DOWNLOAD



"Escola sem bullying. Escola sem violência." - FNE (out 2019)