Dia Mundial do Professor nas ruas de Lisboa

1-10-2019

Dia Mundial do Professor nas ruas de Lisboa
Valorizar e rejuvenescer a profissão:

Dia Mundial do Professor nas ruas de Lisboa

Milhares de professores e educadores de todo o país vão sair à rua na tarde do próximo dia 5 de outubro, em Lisboa, no Dia Mundial do Professor, num desfile pela valorização e rejuvenescimento da sua profissão.

Os profissionais docentes da educação vão mostrar a uma só voz que merecem ser valorizados e que não desistem da afirmação da sua enorme responsabilidade social, pelo que esta grande Celebração Nacional deixará a mensagem de que os professores merecem respeito e reconhecimento pelo seu trabalho.

Neste desfile, a FNE quer reafirmar a esperança e a confiança de fazer com que as nossas escolas sejam espaços de desenvolvimento profissional atrativos e aliciantes.

No Dia Mundial do Professor, a FNE quer demonstrar na rua que não haverá sistema educativo de qualidade se não existir uma aposta clara no reconhecimento e na valorização dos seus profissionais, assumindo-se nesta celebração o compromisso e a disponibilidade para a ação, mas também um apelo para a intervenção e participação de todos – educadores, professores - nas iniciativas que se justificarem, para dar expressão ao que deve ser o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos nas nossas escolas.

A FNE apela assim aos Professores e Educadores para que, mais uma vez, participem em elevado número neste Desfile e, dessa forma expressiva, o transformem num ato de celebração da sua profissão e de reafirmação das suas justas reivindicações.

Os manifestantes dos Sindicatos da FNE vão concentrar-se no Marquês de Pombal, pelas 14h. Antes de iniciar o desfile em direção ao Rossio, o Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, estará disponível para declarações à Comunicação Social.