FNE assinala abertura do ano letivo com visitas a escolas e encontros com autarcas

6-9-2019

FNE assinala abertura do ano letivo com visitas a escolas e encontros com autarcas
Tal como aconteceu nos anos anteriores, a FNE assinala a abertura do novo ano letivo de 2019-2020 com visitas a escolas em Lisboa, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos e encontros com as respetivas autarquias.

Assim, no dia 12 de setembro, uma delegação da FNE iniciará esta ação, pelas 09h30m, com um encontro com o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Professor Manuel Grilo, seguindo-se, às 11h30m, uma visita à Escola Secundária Rainha D. Amélia, e às 14h30m à Escola Secundária do Lumiar.

No dia 13 de setembro, último dia para se iniciar o novo ano letivo, a delegação passará a integrar dirigentes da FNE e da UGT, com os respetivos Secretários-Gerais, João Dias da Silva e Carlos Silva, os quais visitarão os Agrupamentos de Escolas de Castanheira de Pera e de Figueiró dos Vinhos e terão encontros com os autarcas locais.

Estas visitas permitirão o encontro com as direções destas escolas, bem como com os respetivos Educadores, Professores e Trabalhadores Não Docentes, e desta forma conhecer as condições de abertura do novo ano letivo.

Esta é ainda uma oportunidade para simbolicamente assinalar a importância de todos os trabalhadores da educação que asseguram o funcionamento dos Jardins de Infância e das escolas dos ensinos básico e secundário e o empenhamento da FNE e da UGT na respetiva valorização.

Este programa assinala ainda as condições particulares em que as escolas da região de Lisboa e as escolas do interior desenvolvem a sua missão, assumindo a necessidade de políticas que garantam um serviço público de educação de qualidade e inclusivo em todo o território, que apoie a fixação dos trabalhadores docentes e não docentes e lhes proporcione condições de trabalho dignas e merecedoras do seu papel na sociedade.