FNE realiza Seminário "Educação: Que desafios para a legislatura?"

29-8-2019

FNE realiza Seminário

A Federação Nacional da Educação (FNE) realiza na próxima terça-feira, dia 3 de setembro, em Lisboa, no Novotel (Av. José Malhoa, 1A), o seminário "Educação: Que desafios para a legislatura?"

Pelas 11h00 será apresentado em Conferência de Imprensa o Roteiro para a Legislatura 2019-2023, que a FNE aprovou recentemente em Secretariado Nacional.

A FNE considera neste documento que os portugueses devem poder confiar no seu sistema educativo e nos seus profissionais, que devem ser valorizados e respeitados e para isso elencou várias propostas para esta nova legislatura que se aproxima, definindo ainda 10 medidas para os primeiros cem dias de Governo.

As medidas e propostas da FNE que vão desde o pré-escolar ao ensino superior, a questões relacionadas com docentes e não docentes, visam estabelecer um conjunto vasto de matérias que entendemos que devem ser tratadas durante os próximos quatro anos de governação, pois a apreciação global da ação da anterior legislatura, em termos de educação, foi, para a FNE, claramente negativa, exigindo-se agora novas políticas de valorização dos profissionais da educação e de investimento numa oferta de qualidade para todos já durante o período 2019-2023.

Esta apresentação vai contar com intervenções de João Dias da Silva, Secretário-Geral da FNE, Lucinda Manuela Dâmaso, Vice-Secretária-Geral da FNE, Pedro Barreiros, Vice-Secretário-Geral da FNE, Maria Adelaide Lobo, Presidente do STAAEZN (Sindicato dos Técnicos Superiores, Assistentes e Auxiliares de Educação da Zona Norte) e Teresa Soares, Secretária-Geral do SPCL (Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas).

Convidamos todos os Órgãos de Comunicação Social a acompanharem esta iniciativa.

Pelas 14h30m realiza-se uma sessão de debate com um painel que contará com representações de Partidos Políticos candidatos às eleições legislativas de 6 de outubro de 2019. Cada Partido Político terá direito a uma intervenção inicial de 15 minutos, onde serão apresentadas as suas perspetivas para o futuro na educação em Portugal, seguindo-se um debate alargado a todos os participantes.

Em vésperas de eleições, esta é a oportunidade da FNE apresentar e ouvir propostas para reverter as situações negativas da educação nacional. Não desistimos no passado de combater o que esteve errado e não desistimos agora de ser exigentes para um futuro diferente da educação em Portugal.

Porto, 29 de agosto de 2019

A Comissão Executiva