Na abertura do ano letivo 2019/2020

31-7-2019

Na abertura do ano letivo 2019/2020

No dia 2 de setembro, a FNE promoverá em Lisboa, com a CONFAP e a ANDAEP, uma sessão pública de apresentação de perspetivas do ano letivo que estará para começar, para identificar as medidas concretas que devem ser adotadas para garantirem o seu funcionamento com qualidade. 

A FNE vai promover uma sessão pública que vai ocorrer em Lisboa no dia 3 de setembro, sob o lema “Educação: que desafios para a Legislatura”, para apresentação do Roteiro para a Legislatura, realizando nessa data uma sessão de debate em que, em painel, os Partidos Políticos possam apresentar as suas perspetivas para o futuro. 

No dia 11 de setembro, reunirá o Secretariado Nacional da FNE em Lisboa, para fazer o balanço das condições de abertura do ano letivo e determinar as ações em que se envolverá a partir daí. 

Nos dias 12 e 13 de setembro, os últimos dias para que as escolas possam iniciar as suas atividades do novo ano letivo, a FNE promoverá visitas a escolas para sinalizar as respetivas condições de abertura e manifestar a sua solidariedade aos trabalhadores da Educação:

            - dia 12, visita a escolas de Lisboa

            - dia 13, visita a escolas de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos

No dia 5 de outubro, a FNE integrará a organização e a mobilização da Manifestação Nacional “Valorizar e rejuvenescer a profissão”, por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Professor, que se realizará em Lisboa. 

No dia 7 de outubro, dar-se-á continuidade ao Programa “Agimos Juntos”, com a presença do Secretário-Geral da FNE em Setúbal, em visitas a escolas e em contacto com a Autarquia Local.

No dia 26 de outubro, realizar-se-á em Santa Maria da Feira a VII Convenção Nacional FNE-CONFAP-ANDAEP-FNAEBS, sob o lema “Desafios e Exigências da Escola para Todos”.

Nos dias 8 e 9 de novembro, a FNE promoverá em Lisboa o seu Fórum Anual “Mais unidos, mais fortes, por uma ação sindical de reforço dos Sindicatos e de valorização das pessoas”, para debate de linhas orientadoras de intervenção político-sindical.

O Secretariado Nacional e o Conselho Geral da FNE reunirão respetivamente nos dias 12 e 16 de novembro, fazendo a apreciação das consequências das eleições legislativas, em termos governativos e eventualmente do próprio Programa de Governo se, entretanto, já estiver formado e em funções.

No dia 23 de novembro, serão promovidas em Ponta Delgada as iniciativas de celebração do Dia Nacional do Trabalhador Não Docente.