Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

3-12-2018

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Celebra-se hoje o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, este ano focado no tema “Capacitando pessoas com deficiência e garantindo inclusão e igualdade”. A FNE lembra que este tema chama à atenção para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (agenda 2030), e mais em particular os objetivos 4 – Educação e 10 – Reduzir as Desigualdades que visam, com todos os outros, a criação de um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.

A Internacional da Educação lança hoje dois relatórios que discutem o estado atual da educação inclusiva. O primeiro, de nome “Educação Inclusiva: já lá chegamos? – Os Sindicatos da Educação avaliam o caminho acidentado para a educação inclusiva ”, tem por base uma pesquisa global a sindicatos de professores, realizada em 2017-18. Os resultados são um sinal de alerta para os governos tomarem medidas e mostrarem que é urgente repensar completamente as políticas do passado e a implementação atual.

O segundo relatório, “Repensar a Deficiência – em direção a uma abordagem baseada nos direitos para uma Educação Inclusiva”, trata de como fazermos essa mudança e constitui-se como uma verdadeira cartilha para educadores e sindicatos da educação.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem como objetivo principal motivar a sociedade para uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Este dia celebra-se desde o ano de 1998, ano em que a ONU avançou com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

 

Relatórios:

http://go.ei-ie.org/DisabilitySurvey

http://go.ei-ie.org/DisabilityRethinking


Infografias:

http://go.ei-ie.org/Infograph001EN

http://go.ei-ie.org/Infograph002EN