Conferência do CSEE debate futuro da Europa

26-11-2018

Conferência do CSEE debate futuro da Europa

O papel dos sindicatos da educação na Construção do Futuro da Europa

Entre 26 e 28 de novembro, o CSEE (Comité Sindical Europeu da Educação) -  a Região Europeia da Educação Internacional (EI) -, por ocasião da sua Conferência Especial em Atenas, Grécia, debaterá o papel dos sindicatos da educação na construção do futuro da Europa. A capacitação dos sindicatos da educação através do reforço das suas competências, da renovação e adaptação, da renovação dos seus quadros e estratégias assentes e legitimadas num diálogo social forte e eficaz estará no centro do debate de dois dias, que contarão com a presença de mais de 300 delegados de 132 sindicatos da educação em toda a Europa.   Estes delegados de sindicatos de educação discutirão os desafios para a educação e o papel dos professores e de outros profissionais da educação num momento em que os ataques a valores fundamentais de liberdade, democracia, tolerância, igualdade, não-discriminação, respeito ao estado de direito, direitos humanos e solidariedade estão a aumentar, provocando uma perda de condições de trabalho efetiva, bem como uma erosão dos valores sociais.

No contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o evento contará com a participação de especialistas académicos e representantes de alto nível do Conselho da Europa e da Comissão Europeia que contribuirão para enriquecer o debate. Os delegados sindicais nacionais são convidados a partilhar as perspetivas dos seus sindicatos sobre a forma como garantir que as iniciativas políticas a nível europeu e nacional visem a educação, o emprego justo e sustentável e as políticas sociais, como o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e a proposta de um Espaço Europeu da Educação.

 “O futuro da Europa depende de sindicatos de educação fortes, independentes e democráticos como parceiros sociais legítimos, promotores de educação de qualidade e de valores democráticos através da educação, e defensores de todos os direitos e prerrogativas do pessoal da educação", disse Susan Flocken, Diretora Europeia do CSEE na conferência de imprensa preparatória desta reunião.

A delegação portuguesa de FNE é constituída pelo seu Secretário Geral João Dias da Silva, integrando ainda os Vice-Secretários-Gerais, Lucinda Dâmaso e Pedro Barreiros, e ainda os Secretários Nacionais, Josefa Lopes e Alexandre Dias.

Para acompanhar a Conferência Especial: ETUCE on Twitter e #ETUCE2018

Para mais informação consulte o link:  ETUCE Special Conference website