Sindicatos passam bola da negociação para o ministro da Educação

22-6-2018

Sindicatos passam bola da negociação para o ministro da Educação

Ministro da Educação desafiou, na Renascença, os sindicatos dos professores a voltarem à mesa das negociações. FNE e Fenprof já reagiram.

 

Do lado da FNE, João Dias da Silva confirma estar disponível a negociar, mas que o primeiro passo tem de ser dado por Tiago Brandão Rodrigues. O sindicalista diz mesmo esperar esse sinal, até porque permitira terminar com a greve que está prevista durar até ao dia 13 de julho.

“Não queremos a continuação da greve, queremos acabar com a greve. Se a greve tiver de continuar é porque o Ministério não se senta à mesa da negociação para encontrar a solução que tenha em conta aquilo que é legítimo para os professores”, sustenta.

“No acordo que fizemos em novembro, tínhamos um limite em 2023, já dissemos que temos disponibilidade para encarar outras situações que ultrapassem este limite – é isso que temos que trabalhar com números que sejam conhecidos e que sejam consistentes”, acrescenta.

Os professores estão em greve desde o início de junho. Exigem que o Governo reponha os nove anos, quatro meses e dois dias de tempo de serviço das carreiras dos docentes que estão congelados desde 2005 e criticam aquilo que consideram ser uma injustiça feita à classe face a outras cuja progressão nas carreiras foi entretanto reposta.

Se não houver acordo, as paralisações podem prolongar-se até outubro.