FNE recebida pelo PAN na Assembleia da República

18-4-2018

FNE recebida pelo PAN na Assembleia da República
A Federação Nacional da Educação (FNE) foi hoje recebida na Assembleia da República pelo Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN).

A Coordenadora da Secretaria de Ação Jurídica do PAN, Cristina Rodrigues e os assessores parlamentares Sara Martins e Márcio da Quadrada foram quem recebeu a delegação da FNE constituída pelos Secretários-Nacionais Josefa Lopes, Cristina Ferreira e Sota Martins.

Sendo esta a primeira reunião de sempre entre o PAN e a FNE, o encontro centrou-se principalmente na apresentação por parte da FNE das preocupações e posições assumidas em matérias de extrema relevância para todos os profissionais da educação.

Após uma breve apresentação histórica, a FNE sublinhou o descontentamento por as negociações com o Ministério da Educação, a propósito da recomposição da carreira por efeitos da recuperação do tempo de serviço congelado estarem bloqueadas. Foi também levado à mesa o tema da componente letiva e não letiva e do desgaste profissional dos docentes, assim como o envelhecimento do corpo docente e as alterações no Estatuto da Carreira Docente (ECD).

Os Não Docentes foram também tema com Cristina Ferreira a reforçar a ausência de valorização do trabalho dos Não Docentes por parte do Governo, justificando depois a greve do próximo 4 de maio como forma de dar voz à insatisfação relativamente à indiferença do Ministério da Educação e do Governo em relação aos problemas destes trabalhadores.

O PAN garantiu ir estudar e analisar todas as situações apresentadas.

A FNE vai estar presente no próximo dia 20, às 16 horas, na Assembleia da República, para reunião com o Grupo Parlamentar do PS.