Évora recebe Conferência sobre Educação a 21 de abril

17-4-2018

Évora recebe Conferência sobre Educação a 21 de abril
O Évora Hotel vai receber no próximo dia 21 de abril, sábado, a quarta Conferência do Ciclo de Conferências 2018, que a FNE organiza em conjunto com a UGT, CEFOSAP, ISCTE-IUL, CBS e a UFP e que contará com a participação de Arnaldo Frade (Delegado Regional do IEFP Alentejo) e de Bravo Nico (Coordenador do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora) como conferencistas convidados.

Será sobre o lema "Educação e Formação para um desenvolvimento sem desigualdades" que esta iniciativa vai decorrer ao longo da manhã, com a sessão de abertura, às 9h30, a estar a cargo do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, de Josefa Lopes, Presidente do SDPSul e também de Carlos Silva, Secretário-Geral da UGT.

Em seguida, às 10h, o convidado Arnaldo Frade dará início ao debate que terá como comentadores Nuno Alas (Ex diretor do Centro de Formação Profissional de Évora e Técnico Superior do IEFP), José Ramalho (Diretor do Centro Distrital de Évora / Instituto da Segurança Social), Christian Santos (Diretor da Mecachrome de Évora) e Vanessa Pereira (Responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da Tyco).

Pelas 11h40, Bravo Nico tomará a palavra para apresentar uma comunicação que será comentada por Agostinho Arranca (Professor do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa), Lurdes Brito (Diretora do Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora), António Lula (Vice-Presidente da Fundação Alentejo) e Luís Romão (Professor no Agrupamento de Escolas de S. Lourenço - Portalegre).

Após este debate dar-se-á a sessão de encerramento que fica a cargo de Ana Isabel Machado (Diretora do Centro Local do Alentejo Central da ACT), Joaquim Gomes, Presidente da UGT-Évora e de Lucinda Manuela Dâmaso, Presidente da UGT.

Na quarta Conferência do Ciclo de Conferências o evento chega ao Alentejo, mas vai ainda percorrer mais cidades portuguesas durante o ano de 2018, pretendendo-se com esta iniciativa debater, sob os vários pontos de vista, formas da Educação, como combater as falhas sociais que proporcionam desigualdades e que fatores podem ser melhorados de forma a minimizar essa diferença existente.

Discutir o papel da Educação e da Formação na procura pela igualdade é, portanto, o grande mote destas sessões que decorrem durante o ano de 2018.

De destacar também que a UGT uniu-se a esta iniciativa contando com ela também como parte do assinalar dos 40 anos da central sindical, pois ao longo deste tempo a União Geral de Trabalhadores sempre considerou a Educação e Formação como base fundamental para uma sociedade melhor.

Os participantes estarão disponíveis no final da conferência para declarações à comunicação social, nomeadamente o Secretário-Geral da FNE e o Secretário-Geral da UGT.

Saiba tudo sobre o Ciclo de Conferências 2018 em www.fne.pt

Porto, 17 de abril de 2018