FNE patrocina Olimpíadas do Conhecimento da UFP

21-3-2018

FNE patrocina Olimpíadas do Conhecimento da UFP
A FNE patrocina a 8ª edição das Olimpíadas do Conhecimento, que se realiza no próximo dia 18 de maio de 2018, na Universidade Fernando Pessoa, no Porto. As Olimpíadas do Conhecimento são dirigidas aos estudantes do 12º ano de escolaridade ou de ano pedagogicamente equivalente, de escolas dos subsistemas público e privado, localizadas em Portugal Continental e Insular ou no estrangeiro, sempre que disponham, oficialmente ou em opção, de Língua Portuguesa.

Este evento é uma importante iniciativa académica de estímulo à salutar competição cognitiva entre jovens de diversas escolas, que se preparam para os exames de acesso ao ensino superior, e contempla nesta edição duas modalidades: Prova Escrita e Projeto.

A Modalidade de Prova Escrita visa fomentar nos concorrentes uma primeira ação simulada dos exames nacionais de acesso ao ensino superior, uma vez que as matérias consignadas nos programas oficiais são aqui tidas em conta, com grande fidelidade.

Por sua vez, a Modalidade de Projeto tem por finalidade fomentar nos concorrentes uma primeira ação simulada da aplicação do saber adquirido, mediante a construção e mostra de projetos nas áreas a que estão associados.

A exemplo das edições anteriores, as Olimpíadas do Conhecimento 2018 deverão contar com larga participação de concorrentes e de escolas nacionais e estrangeiras, beneficiando os interessados da sobreposição das matérias a concurso com as matérias que estão a estudar, e que serão objeto de examinação nacional nas provas de acesso ao ensino superior. Trata-se por isso de uma iniciativa destinada a mostrar o excelente trabalho que as escolas desenvolvem e, bem assim, a cultura de rigor que fomentam nos seus alunos.

As Olimpíadas do Conhecimento usufruem de ampla visibilidade e aceitação social e são reconhecidas como um bom exemplo no campo da Educação.