Nova edição do curso "Gestão de Conflitos em Contexto Escolar"

5-3-2018

Nova edição do curso
Terá início no próximo dia 17 de abril 2018, mais uma edição do curso "Gestão de Conflitos em Contexto Escolar", promovido pela FNE em parceria com a Universidade Aberta e com a Unyleya.
Este curso é realizado em regime de
e-Learning com Tutoria e tem a duração de 52H / 8 a 9 semanas, conferindo-lhe 2 ECTS / 2 Creditos

DATA DE INÍCIO

2018-04-17

DESTINATÁRIOS

Este Curso destina-se a todos os Professores de Ensino Secundário, de todos os grupos de recrutamento, que pretendam adquirir conhecimentos na área de Gestão de Conflitos.

REGISTO DE ACREDITAÇÃO

Para efeitos previstos no artigo 5º, do regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores.

Gestao de Conflitos em Contexto Escolar
-1 ° ciclo (CCPFC/ACC-85817/16)

Gestao de Conflitos e Contexto Escolar
-2° ciclo ( CC PFC/ ACC-85818/16)

-3° ciclo (CCPFC/ACC-86441/16)

-Ensino Secundario (CCPFC/ACC-86442/16)

0 curso confere 2 creditos aos professores do 1 ° e do 2° ciclo, em que releva para a componente cientffica
e 2 creditos aos professores de 3° ciclo e do Secundario, em que nao releva para a componente cientrfica.

FUNCIONAMENTO

A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, com recurso à plataforma de e-learning desenvolvida para este projeto. Através deste espaço o formando tem acesso aos Conteúdos Multimédia do Curso, aos Documentos de Apoio disponibilizados, ao Fórum de Esclarecimento de Dúvidas e ao Fórum de Realização de Atividades.

Os conteúdos de formação apresentam uma estrutura modular, que obedece a regras de precedência, pelo que o formando apenas poderá frequentar o módulo seguinte após terminar todas as tarefas associadas ao módulo anterior. Em cada módulo, para além do estudo dos conteúdos e da realização das atividades formativas, é proposta a realização de atividades de reflexão (AR), orientadas e acompanhada via fórum.

Terminados todos os módulos e a Atividade de Reflexão, é realizado um Teste Final constituído por 20 questões aleatórias, de resposta fechada.

Aos formandos que terminem o Curso com sucesso será atribuído um Certificado, entregue até 2 meses após o encerramento do curso.

OBJETIVOS

Desenvolver competências profissionais e pessoais inerentes à gestão construtiva de conflitos em contexto escolar;
Compreender e integrar o conflito através de um paradigma mais positivo que contribua para a minimização de conflitos no contexto escolar;
Saber evitar a escalada do conflito que surge regularmente em meios escolares;
Identificar vantagens e desvantagens das diferentes abordagens ao conflito, bem como formas de lidar com os vários estilos comunicacionais;
Adotar uma atitude mais consciente e técnicas de comunicação e negociação que facilitem a gestão de conflitos em contexto escolar.

Módulo 00 - Introdução ao Curso
Módulo 01 - O Paradigma do Conflito