FNE reúne com Comissão Europeia

30-11-2017

FNE reúne com Comissão Europeia
A Federação Nacional da Educação (FNE) esteve hoje no Centro Europeu Jean Monnet, em Lisboa, para uma reunião do Semestre Europeu de coordenação de políticas económicas, no âmbito da missão anual de fact finding.

A FNE esteve representada pela Secretária-Nacional Maria José Rangel e pelo Professor José Manuel Cordeiro, num encontro que contou com a presença, da parte da Comissão Europeia, de técnicos de várias Direções-Gerais que acompanham a economia e sociedade portuguesas no quadro da Country Team (incluindo a educação e cultura).

A FNE tem mantido um, contacto regular com o Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE) acerca de todos os assuntos relacionados com o Semestre Europeu, tendo sido desenvolvido um trabalho constante nesta área, de divulgação e intervenção sindical na área da Educação e Formação, tanto na FNE como também dentro do Secretariado Nacional da UGT.Uma parte deste trabalho encontra-se no Jornal da FNE.

O propósito da reunião foi uma troca de impressões e a recolha de informação a integrar na análise subjacente ao Country Report de Portugal, a publicar em fevereiro de 2018 (Country Report 2017).

Os pontos de conversa incidiram sobre os seguintes temas:
Principais desafios para Portugal em matéria de educação e competências, em particular os relacionados com indicadores-chave que estão abaixo da média da UE:
  • Resultados educacionais, principalmente referentes à lacuna identificada em estudantes não-nativos e com situação sócio-económica mais desfavorecida. A este nível, o grande problema de Portugal assenta nas assimetrias no país, nas regiões, nos municípios, dentro de cada concelho, entre escolas da mesma região (TEIP ou não TEIP), entre a própria colocação de professores.
  • Desempenho da educação terciária e perspetivas de emprego para estudantes recentemente pós-graduados. Segundo dados divulgados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), quase um em cada dez diplomados no ano letivo 2014-15 estavam desempregados um ano depois. Detalhando os números, 7199 dos 81 953 alunos graduados ao nível académico estavam, em junho do ano passado, inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Em declarações ao site da FNE, na saída da reunião, o Professor José Manuel Cordeiro disse ‘esta reunião foi muito importante na perspetiva da Federação, porque é a primeira vez que somos chamados no Âmbito do Semestre Europeu e neste caso para os assuntos da Educação. Transmitimos as ideias fundamentais e as preocupações da FNE na matéria da Educação de acordo com o relatório produzido e nesse sentido ficamos com a garantia de que as opiniões dadas pela FNE são tidas em consideração, bem como seremos oportunamente chamados para reconhecimento do relatório e para futuros encontros' acrescentando ainda que ‘é muito importante este tipo de reuniões e a FNE assume as suas responsabilidades e comparece sempre nestas circunstâncias', finalizou.