FNE no grupo de trabalho do Diálogo Social Setorial Europeu da Educação

22-9-2017

FNE no grupo de trabalho do Diálogo Social Setorial Europeu da Educação
O Comité Sindical Europeu da Educação - CSEE convidou a FNE a participar no Grupo de Trabalho do Diálogo Social Setorial Europeu da Educação (ESSDE, em inglês), que reuniu em 25 de setembro de 2017, no Conference Centre Albert Borschette, da Comissão Europeia, em Bruxelas.

O objetivo deste encontro é acima de tudo o de preparar a reunião do Plenário do ESSDE, que vai ocorrer em 23 de novembro de 2017.

O ESSDE envolve o CSEE (trabalhadores europeus da educação), a EFEE (empregadores europeus da educação) e a Comissão Europeia, que financia o Diálogo Social na Europa.

Da agenda da reunião do grupo de trabalho (um grupo restrito de países convidado pelo CSEE) fazem parte vários pontos relacionados com o desenvolvimento profissional de professores e formadores na Educação e Formação Profissional, o envolvimento dos parceiros sociais na melhoria do ensino e das condições de vida dos seus profissionais, ou o modo como os parceiros sociais europeus na educação podem contribuir para uma educação mais inclusiva e uma governação mais efetiva, equitativa e eficiente dos sistemas educativos de cada país.

A convite do CSEE, a FNE fará uma apresentação de cinco minutos referente ao ponto 4 da reunião, que diz respeito à discussão plenária sobre como nós, parceiros sociais, podemos contribuir para melhorar o sistema dos Cursos de Aprendizagem através do apoio a professores, formadores e líderes escolares de EFP, na expectativa da próxima Recomendação do Conselho Europeu e de uma possível declaração conjunta a ser apresentada pelo CSEE e pela EFEE.

O representante da FNE (e de Portugal) no ESSDE é Joaquim Santos.