João Dias da Silva defende Diálogo Social como nova forma de governo

11-5-2017

João Dias da Silva defende Diálogo Social como nova forma de governo
O Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva (JDS), defendeu esta semana o diálogo social como essência de uma nova forma de governo para respondermos aos desafios da sociedade do nosso tempo. 
 
JDS falava na abertura da primeira mesa redonda do Projeto III de Capacitação do Diálogo Social Nacional e Europeu da Educação, liderado em conjunto pelo CSEE (Comité Sindical Europeu da Educação) e pela EFEE (Federação Europeia dos Empregadores da Educação), que decorreu no dia 8 de maio de 2017, no Ateneu Comercial do Porto, no centro da Invicta, focada no Apoio aos Professores, Formadores e Líderes Escolares.
 
"As democracias devem incluir e ser completadas por novas formas de diálogo devidamente estruturado, que não podem ser um ritual, simbólicas ou uma participação eventual ou esporádica", sublinhou JDS, para quem esta nova forma de governo "tem que ter mecanismos de plena participação social". 
 
A mesa redonda do Diálogo Social foi organizada pela FNE, que integra o Grupo Consultivo do projeto, e além dos parceiros sociais europeus contou com a participação de Anabela Sotaia (Fenprof), Luís Lopes (Sindep), Rodrigo Queirós e Melo (AEEP), José Luís Presa (ANESPO), Álvaro Almeida Santos (Diretor da Escola Secundária de Valadares), António Leite (IEFP) e Júlia Silva (CEFOSAP).
 
Para além da especialista do projeto Tina Weber (ICF), que explicou o contexto do diálogo social a nível europeu, a mesa redonda do Porto teve a participação de dois representantes da Finlândia (Pekka Pankkonen - sindicato OAJ) e (Petteri Kauppinen - AFIEE - empregadores), que impressionaram os presentes pelo seu habitual trabalho em conjunto e por terem exposto os múltiplos problemas dos professores e da educação no seu país, incluindo os cortes financeiros (190 milhões de euros no ensino profissional), o desemprego, a precariedade e condições de trabalho.
 
Lucinda Manuela Dâmaso, Vice-Secretária-Geral da FNE e Presidente da UGT, encerrou a mesa redonda salientando que "o diálogo social é um garante de qualquer democracia" e fazendo a apologia de uma Europa mais solidária, mais social, "que defenda os mais frágeis e que esteja ao serviço das pessoas". No final da sua intervenção, Lucinda Dâmaso considerou que "o diálogo social que construímos nos últimos 43 anos de democracia em Portugal tem dado frutos".
 
Presidiram à mesa redonda do diálogo social Paola Cammilli (coordenadora do Diálogo Social e Governança do CSEE, que orientou os trabalhos) e André Wisniewski (Secretário-Geral da EFEE). 
 
O Projeto III de Capacitação do Diálogo Social vai ainda incluir mesas redondas na Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Países Baixos. A conferência final tem lugar marcado para Sófia, na Bulgária, em junho de 2018.
 

Consulte a notícia e as fotos do CSEE em: 
https://www.csee-etuce.org/en/news/archive/2021-european-and-portuguese-education-social-partners-gather-to-discuss-the-promotion-of-their-dialogue-to-support-the-teaching-profession