Não Docentes em greve exigem negociação de carreiras especiais

2-2-2017

Não Docentes em greve exigem negociação de carreiras especiais
A Federação Nacional da Educação (FNE) e os seus três sindicatos de não docentes (STAAE-ZN, STAAE-ZC e STAAES-RA) sentem uma ampla mobilização para a greve de amanhã dos milhares de trabalhadores da Educação que representam, e que pretendem deixar bem claro as suas reivindicações pelo cumprimento dos compromissos, pelo descongelamento das carreiras e posições remuneratórias, pela valorização profissional e pelo estabelecimento de carreiras especiais.

A FNE justifica a greve nacional de amanhã com a necessidade urgente de se tomarem medidas para repor a progressão nas carreiras dos trabalhadores da Administração Pública, eliminar as quotas no SIADAP, concretizar generalizadamente o direito à formação contínua, determinar a abertura de procedimentos concursais para Coordenador Técnico, Encarregado de Assistente Operacional e Psicólogos e iniciar um processo negocial com vista ao estabelecimento de carreiras especiais para os Trabalhadores Não Docentes.

A greve é também justificada pela revisão do regime de rácios na atribuição de recursos humanos às escolas, a clarificação das competências entre as autarquias e as direções das escolas e o cumprimento da lei em termos de respeito pela negociação coletiva.

A FNE e os seus sindicatos de trabalhadores não docentes esperam que as reivindicações exigidas levem a que o Governo saiba encontrar os espaços negociais defendidos para resolver os problemas que esta greve muito justamente identifica.

Amanhã, às 8h30, dirigentes da FNE e dos seus sindicatos membros estarão disponíveis para prestarem declarações aos Órgãos de Comunicação Social nos seguintes locais:
  • em Lisboa, na Escola Secundária do Restelo: o secretário-geral João Dias da Silva e a presidente do STAAES-RA, Cristina Ferreira;
  • em Coimbra, na EB 2,3 Eugénio de Castro, João Ramalho, Presidente do STAAE-ZC;
  • no Porto, na Escola Secundária Filipa de Vilhena, o Presidente do STAAE-ZN, Carlos Guimarães e Joaquim Santos, Secretário Nacional da FNE.

Porto, 2 de fevereiro de 2017