Novo regime de contratação de doutorados é negociado a 28 de junho

22-6-2016

Novo regime de contratação de doutorados é negociado a 28 de junho
A Federação Nacional da Educação inicia, na próxima terça-feira, 28 de junho, um processo negocial com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com vista à definição de um novo diploma que venha alterar o regime de contratação de doutorados e estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento. O diploma em apreciação visa ainda promover o rejuvenescimento das instituições que integram o Sistema Científico e Tecnológico Nacional e valorizar as atividades de investigação científica, de desenvolvimento tecnológico, de gestão e de comunicação de ciência e tecnologia nessas instituições.

Com este diploma, pretende-se ainda estabelecer um novo regime que venha substituir progressivamente as bolsas de pós-doutoramento pela contratação de doutorados nas universidades e centros de investigação.

Trata-se de uma intervenção legislativa que vem sendo reclamada, no sentido da eliminação da precariedade neste setor, esperando-se que a versão final venha a acolher as questões essenciais que têm vindo a ser reclamadas.