Frase da semana


2017


"Ministério está a regressar ao pior que já houve em Educação".

Jorge Buescu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática


21 fevereiro 2017

"Um jovem ao sair do ensino obrigatório apenas tem a licença de aprender mais e melhor".

Guilherme d´Oliveira Martins - Ex-ministro das Finanças e da Educação

2016


12 dezembro 2016

"Os ministros têm um potencial gigantesco para estragar".

Nuno Crato (ex-ministro da Educação)


14 outubro 2016

"A Federação Nacional da Educação considera que a contratação de 300 funcionários para as escolas é um 'remendo que não resolve o problema'".

Correio da Manhã


2 agosto 2016

"Os docentes têm o direito - todos - ao conhecimento atempado da sua colocação para cada ano letivo, para poderem organizar as suas vidas pessoal e familiar sem angústias e sem precipitações".

FNE em comunicado


22 julho 2016

"Esta decisão representa para os professores e educadores um rude golpe naquela que é uma legítima aspiração de aceder a um regime especial de limitação do tempo de trabalho, em consequência do comprovado desgaste psíquico e físico associado à profissão docente".

FNE em comunicado


15 julho 2016

“Identificámos uma panóplia muito diversificada de situações, e, por isso, a proposta que vamos apresentar, e vamos lançar, já esta semana, para negociação sindical, é certamente a possibilidade de prorrogar o prazo para todos aqueles que não tiveram o doutoramento [... e que] vai ser efetivamente prorrogado durante um ano”.

Manuel Heitor, Ministro da Ciência e Ensino Superior


11 julho 2016

"Cada escola será uma escola, mas provavelmente haverá a necessidade de um ou, porventura, mais do que um profissional de saúde dentro dos estabelecimentos ou no agrupamento. Enfim, será uma questão organizativa, mas obviamente tem de haver profissionais para as questões da saúde escolar".

Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética


23 junho 2016

"Concluímos um processo que teve em vista garantir uma maior justiça, uma maior equidade nas condições de remuneração a todos aqueles que servem, muitas vezes em circunstâncias difíceis, o Estado português".

José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades


17 junho 2016

"O caminho é só um: fazer do português a língua de ensino, da ciência e do domínio da tecnologia, a par do desenvolvimento do tétum. Só assim continuaremos a afirmar a nossa diferença na região e no mundo".

Ex-primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri


9 junho 2016

"É preciso tempo, é preciso paciência, é preciso espírito democrático, é preciso capacidade de dialogar".

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República


20 maio 2016

"Brevemente, abriremos negociações com diferentes sindicatos de docentes tendo em vista fomentar o emprego público e substituir, de uma vez por todas, as relações de trabalho financiadas por bolsa por aquilo que devem ser titulados, por verdadeiros contratos de trabalho".

António Costa, primeiro-ministro


6 maio 2016

"As escolas não funcionariam sem estes trabalhadores".

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE


29 abril 2016

"Se o que é preciso na Educação tiver consenso das várias partes, ótimo".

Maria de Lurdes Rodrigues, ex-ministra da Educação


22 abril 2016

"A publicação do despacho que estabelece as normas para as matrículas e constituição das turmas para o próximo ano letivo introduziu orientações inesperadas que, a serem concretizadas de uma forma indiscriminada, vão promover um elevado nível de desemprego".

FNE em comunicado


15 abril 2016

"Estou em profundo desacordo com o sr. ministro da Educação no que diz respeito à política para a juventude e o desporto, e ao modo de estar no exercício de cargos públicos".

João Wengorovius Meneses, ex-secretário de Estado da Juventude e Desporto


8 abril 2016

"A composição de uma turma é uma questão de ordem pedagógica que não pode ser determinada apenas à luz de critérios económicos".

FNE em comunicado


4 abril 2016

"A educação de qualidade precisa de dinheiro, que deve ser gerido com rigor".

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE


24 março 2016

"Nem a promoção do sucesso educativo, nem o combate à precariedade podem resumir-se a afirmações de intenções; pode e deve ter consequências ao nível das decisões".

FNE em comunicado


11 março 2016

"Aquilo que acontece na prática da organização dos horários dos professores do 1º ciclo é que foram introduzidas por despacho (7/2003), sem qualquer alteração do ECD, mudanças que significam o crescimento do tempo de trabalho dos professores do 1.° ciclo sem qualquer razão para que isso aconteça".

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE


4 março 2016

"Já em 2016, inicia-se o processo de concretização do objetivo de universalização da rede pré-escolar até ao final da legislatura. Para tal, inscrevemos em 2016 1,35 milhões de euros especificamente para começar a dar corpo a esta medida. Estamos agora a estabelecer o plano de ação respetivo, com os parceiros da rede sendo que o alargamento efetivo da mesma acontecerá já no próximo ano letivo".

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação


26 fevereiro 2016

"Não se aceita que para comer uma refeição escolar seja aplicado 23% em IVA e comer num qualquer restaurante do país seja apenas aplicada a taxa de 13%".

Jorge Ascensão, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP)


22 fevereiro 2016

"Devia existir um plano nacional de formação, obrigatória, regular e gratuita para todos os funcionários não docentes".

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE


12 fevereiro 2016

"O anunciado corte de 81 milhões de euros no Orçamento do Estado para 2016 não augura nada de bom para o setor da Educação".

FNE em comunicado


29 janeiro 2016

"O nosso modelo escolar é do século XVIII e não está adaptado à realidade".

Joaquim Azevedo, investigador e professor da Universidade Católica


15 janeiro 2016

"Os politécnicos estão numa situação insustentável".

Joaquim Mourato, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos (CCISP)

2015


21 dezembro 2015

"Os rankings apenas medem a febre, não dizem qual é a doença".

David Justino, presidente do CNE


11 dezembro 2015

"Na educação precisamos de confiança. Precisamos de depositar confiança nos professores que, de forma devotada, se dedicam a preparar os seus alunos para a vida".

Carlos Fiolhais, físico e professor da Universidade de Coimbra


27 novembro 2015

"Sempre considerámos que a prova não fazia sentido, não se justificava".

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE


23 novembro 2015

"A substituição de professores por baixa médica transformou-se num pesadelo".

Manuel Pereira, da ANDE


16 novembro 2015

"O crescimento económico, a criação de empregos estão no centro das prioridades desta comissão. Só podemos alcançar estas prioridades investindo nas pessoas e colocando a educação no centro das políticas económicas e sociais".

Tibor Navracsics, Comissário Europeu para a Educação


6 novembro 2015

"É preciso devolver autoridade aos professores. É preciso devolver o ensino aos professores".

Júlio Magalhães - Jornalista


30 outubro 2015

"Como qualquer ser humano sou fruto daquilo que fui aprendendo ao longo da minha vida... e ainda hoje não me esqueço da minha professora primária".

António Capelo, ator na campanha #Obrigado Professor


23 outubro 2015

"Percebemos que não pode haver uma escola por criança, mas o processo de fecho de escolas deveria ter sido acompanhado por medidas que facilitassem esse processo, nomeadamente as deslocações".

Jorge Ascensão, presidente da Confap


19 outubro 2015

"Em democracia, a alternância de políticas não pode significar errância das políticas".

David Justino, Presidente do Conselho Nacional da Educação


9 outubro 2015

"Entendemos que os professores têm de ver a sua imagem social promovida".

Lucinda Dâmaso, vice-secretária-geral da FNE


2 outubro 2015

"As escolas têm recursos reduzidos e insuficientes".

David Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial


25 setembro 2015

"O MEC acaba de impor alterações ao regime de avaliação dos alunos do ensino básico. Trata-se de uma decisão inoportuna, desnecessária e sem consenso".

Comunicado da FNE de 24 setembro


21 setembro 2015

"É obrigação de qualquer governo e de qualquer ministério planear o arranque de um ano letivo com normalidade".

Filinto Lima, da ANDAEP


4 setembro 2015

"Há uma legislação para estes professores que estão nestas condições de saúde graves e nós temos de os proteger. O que temos de fazer ao mesmo tempo é evitar abusos, evitar ilegalidades. Esses abusos e essas ilegalidades, caso existam, serão investigados e serão, como é evidente, corrigidos e punidos. É um assunto com o qual vamos proceder de uma maneira muito séria".

Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência


7 agosto 2015

"Entendemos que é um investimento, não um custo, tudo o que estamos a pedir. É uma questão de opções. Entendemos que a Educação já teve cortes muito elevados, nestes últimos quatro anos e parece-nos que é altura de o futuro Governo se virar para políticas exequíveis e que deem frutos no futuro".

Lucinda Dâmaso, vice-secretária-geral da FNE


31 julho 2015

"As pessoas não podem ser prejudicadas relativamente aquilo que receberam como subsídio de desemprego, por um ato que não é da sua responsabilidade".

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE


24 julho 2015

"Devemos estar vigilantes e fortes na defesa e promoção dos nossos valores".

Susan Hopgood, presidente da Internacional da Educação


17 julho 2015

"O resultado deste ano faz justiça ao trabalho de alunos e professores".

Lurdes Figueiral, presidente da Associação de Professores de Matemática sobre resultados do exame de Matemática


3 julho 2015

"A aposta em dotar as escolas destes excelentes profissionais (não docentes) deve merecer a atenção dos nossos governantes, tendo em vista o próximo ano letivo (…) O sucesso e a diminuição do abandono escolar passam, também, por eles".

Filinto Lima, da direção da ANDAEP - Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas


26 junho 2015

"O MEC não salvaguardou as legítimas expetativas dos candidatos, ao desrespeitar o princípio da graduação profissional para proceder às colocações de professores".

FNE em comunicado


19 junho 2015

"Há uma dimensão que ainda não está inteiramente bem estudada e que nós iremos aprofundar, dentro da medida das possibilidades, que é saber o que é que de tarefas mais administrativas nós podemos ainda reduzir quando olhamos para o nosso pessoal docente, para os professores".

Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro


12 junho 2015

"O Governo pagou um preço político alto pelo erro na Bolsa de Contratação de Escola".

Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência


29 maio 2015

"Estamos em situação de subfinanciamento".

António Cunha, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP)


25 maio 2015

"Nos últimos anos, os professores têm sido sobrecarregados para além do razoável".

João Paulo Leal, presidente do Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).


18 maio 2015

"As turmas do 1.º ciclo deveriam ser mais pequenas, para permitir um ensino mais personalizado. Se as turmas tivessem menos alunos isso iria reduzir as situações de insucesso e indisciplina nos anos seguintes".

Filinto Lima, da ANDAEP


27 abril 2015

"Com a divulgação da lista graduada de candidatos aos concursos de docentes para 2015/2016, fica provado o que a FNE [Federação Nacional de Educação] sempre denunciou, isto é, que a designada ‘norma-travão’, em vez de resolver as questões de injustiça, vem antes agravá-las. Com efeito, o que se prepara para acontecer é que nem um milhar de docentes será integrado nos quadros a partir de 1 de setembro de 2015".

Comunicado da FNE de 21 de abril


17 abril 2015

"Na minha opinião, os líderes nigerianos e a comunidade internacional não têm feito o suficiente para conseguir a vossa liberdade".

Malala Yousafzai, Nobel da Paz


10 abril 2015

"Schools shall be safe sanctuaries".

Declaração da Internacional da Educação após massacre no Quénia


2 abril 2015

"62% da população entre os 25 e os 64 anos não concluíram o ensino secundário”(…) “É a terceira percentagem mais elevada na área da OCDE".

Angel Gurría, secretário-geral da OCDE


27 março 2015

"Defendemos que não bastava resolver o problema deste ano e destes professores e que deviam ser compensados todos os que são classificadores de testes".

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE


20 março 2015

"Ensinar é um trabalho lindíssimo. É pena que os professores sejam mal pagos, porque não é apenas o tempo que gastam ali para fazer escola. Têm de preparar-se e pensar em cada um dos alunos".

Papa Francisco


13 março 2015

"Não compreendemos nem aceitamos que professores com diversos graus outorgados por estabelecimentos de ensino superior nacionais […] tenham que submeter-se ao ‘Cambridge English Placement Test’ para avaliar a sua proficiência linguística".

Comunicado da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI)


9 março 2015

"São imprescindíveis, têm componente letiva e estão também a desempenhar outras funções essenciais para as escolas".

Lucinda Dâmaso, vice secretária-geral da FNE


27 fevereiro 2015

"A equidade no acesso ao sucesso é fundamental e deve ser garantida pelo sistema educativo público. Esta é uma responsabilidade da escola pública e significa que, da parte da organização do sistema educativo, tem de haver recursos humanos e materiais".

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE


20 fevereiro 2015

"É necessário refletir um pouco sobre aquilo que se conhece da história do sistema educativo em Portugal para saber que lições é que podemos retirar do que é que correu mal".

David Justino, presidente do CNE sobre transferência de competências


13 fevereiro 2015

"Neste processo as escolas não podem perder competências, sendo desejável que se aproveite esta oportunidade para reforçar a autonomia das escolas".

Valdemar Almeida, da Universidade Católica do Porto


6 fevereiro 2015

"Estes professores não estão em casa, a receber ordenado, e sem trabalhar (…) estes professores têm tarefas atribuídas nas escolas, estão a desempenhar funções de apoio educativo aos alunos".

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE


30 janeiro 2015

"O rácio de assistentes operacionais nas escolas fica agora atualizado. Ao invés de ser um assistente operacional a partir de 48 alunos, teremos um assistente operacional por cada 21 alunos".

Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência


23 janeiro 2015

"Os professores têm sido escolhidos como alvos".

António Sampaio da Nóvoa


19 janeiro 2015

"O termo engana, não se trata de uma requalificação, mas o primeiro passo para expulsar os funcionários públicos do sistema".

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE ao Público


9 janeiro 2015

"Estão criadas as condições para que a prova seja eliminada, esperando que o Ministério da Educação e Ciência acolha as sugestões que a FNE tem apresentado, bem como este parecer do Conselho Científico do IAVE".

FNE em comunicado


6 janeiro 2015

"Há uma espécie de caixa negra relativamente à forma como se faz a avaliação interna nas nossas escolas".

David Justino do Conselho Nacional de Educação

2014


19 dezembro 2014

"Nunca esteve prevista a gestão e contratação de professores por parte dos municípios, para além daquilo que já ocorre das necessidades de base local".

Poiares Maduro, ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional


12 dezembro 2014

"Vou continuar esta luta até que eu veja todas as crianças na escola".

Malala Yousafzai, Nobel da Paz


5 dezembro 2014

"A trilogia educação, infraestruturas e Estado de Direito explica por que é que alguns países são mais desenvolvidos do que outros".

Durão Barroso


28 novembro 2014

"Estando em causa a ofensa do conteúdo essencial de um direito fundamental - resultante da aplicação retroativa de uma norma restritiva - tais decisões encontram-se feridas de nulidade".

José Francisco de Faria Costa, Provedor de Justiça, sobre decisão de exclusão de docentes dos concursos em virtude da PACC


21 novembro 2014

"Não assumiremos competências que envolvam os professores".

Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Famalicão


14 novembro 2014

"Universidades aguentaram-se à custa do envelhecimento dos professores".

António Cunha, Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas


7 novembro 2014

"Países como Portugal e Espanha têm muitos licenciados. (…) É um absurdo, sabendo bem que muitos dos países que têm muitos licenciados também têm elevados níveis de desemprego jovem".

Ângela Merkel, citada pela Agência de Informação Financeira Bloomberg a 4 de nov


31 outubro 2014

"Não apenas porque os alunos estarão melhor preparados mas porque os exames em Maio causam um enorme transtorno às escolas"

Filinto Lima, Vice Presidente da ANDAEP, in jornal Sol


24 outubro 2014

"Só significa que acertei quando o escolhi Nuno Crato para ministro da Educação".

Pedro Passos Coelho, 20 de outubro, em Esposende


17 outubro 2014

"Não há nada, neste momento, que possa apagar a nódoa irreparável, os prejuízos irreparáveis a alunos, professores, pais, como consequência da forma perfeitamente desajustada de abertura deste ano letivo".

João Dias da Silva ao Educare a 13 de outubro


10 outubro 2014

"Disse mantêm-se, não disse manter-se-ão".

Nuno Crato, ministro da Educação


3 outubro 2014

"Há problemas em todos os agrupamentos, por todo o país, nuns casos mais graves, noutros menos, que se refletem de forma muito negativa nas crianças e nos jovens. Mas, no início de outubro e no estado em que as coisas estão, temos mesmo de expressar grande preocupação".

Jorge Ascenção da Confap


26 setembro 2014

"Aumentar a chamada salsicha educativa não correspondeu a um aumento da qualidade educativa".

Pedro Passos Coelho, na apresentação do relatório O Estado da Educação 2013


19 setembro 2014

“Apresentamos as nossas desculpas aos senhores professores, aos pais, ao país, aos senhores deputados. Repetimos, não há erros por parte dos diretores, por parte das escolas, há erros por parte dos serviços do Ministério”.

Nuno Crato, na Assembleia da República, a 18 de setembro


12 setembro 2014

"Posso dar a garantia de que será residual, senão mesmo zero, o número de professores com horário zero"

Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência


5 setembro 2014

"Quem é tão exigente em relação aos outros também o deve ser em relação a si próprio", disse, numa alusão ao ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

João Dias da Silva, Secretário Geral da FNE, in jornal Público de 5 setembro 2014

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