FNE nos quatro anos da Aliança das Aprendizagens em Malta

6-6-2017

FNE nos quatro anos da Aliança das Aprendizagens em Malta
A FNE foi um dos oradores convidados do Evento de Alto Nível da Aliança Europeia das Aprendizagens (EAfA), da Comissão Europeia, que celebrou quatro anos de existência no Malta College of Arts, Science and Technology - MCAST, nos dias 30 e 31 de maio de 2017, em Malta. O evento decorreu no âmbito da Presidência maltesa da União Europeia.

O convite à FNE (Joaquim Santos) estendeu-se a um aluno da Escola Profissional de Aveiro (EPA), José Maia, que se juntaram a representantes de empresas multinacionais, escolas profissionais de toda a europa, Câmaras de Comércio e Indústria, o Ministro da Educação e do Emprego de Malta, a organizações sindicais e a outros parceiros que já assinaram um Compromisso com a Aliança.

O evento serviu também para dar as boas-vindas a novas adesões à EAfA, uma das quais a do Governo Português, pela mão de Paulo Feliciano, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do IEFP.

Do programa constou o lançamento de uma Nova Rede de Formandos de Cursos de Aprendizagem, o delineamento de estratégias para o futuro da Aliança e visitas a alguns setores de negócios de Malta, envolvidos em Cursos de Aprendizagem, como os da metalurgia, serviços e aeronáutica.

Os cursos de aprendizagem permitem a obtenção de uma certificação escolar e profissional e privilegiam a inserção no mercado de trabalho (potenciada por uma forte componente de formação realizada em contexto de empresa) e o prosseguimento de estudos de nível superior.

A FNE assinou o seu Compromisso pelas Aprendizagens em junho de 2015, em Riga, na Letónia, tendo desenvolvido um trabalho de mérito, em prol da promoção, qualidade e imagem destas ofertas de formação, nomeadamente no respeitante à melhoria de condições de trabalho e de carreira dos professores do ensino e formação profissional.