FNE representa CSEE na Conferência da CES

29-5-2017

FNE representa CSEE na Conferência da CES

“SOS Europa para os trabalhadores” é o título da Conferência Intermédia da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), que decorre em Roma em 30 e 31 de maio de 2017. O evento pretende analisar os resultados do trabalho das Confederações sindicais europeias e debater as estratégias e ações sindicais a desenvolver durante os próximos dois anos e é também uma forma de o mundo sindical se associar ao sexagésimo aniversário do tratado de Roma.

A Conferência constitui uma oportunidade para o movimento sindical gizar o futuro dos trabalhadores europeus, através de um conjunto de debates entre os sindicalistas que representam as diferentes confederações e federações europeias. A FNE foi convidada a integrar a delegação do Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE), cabendo a sua representação ao dirigente Alexandre Dias.

Os temas dos seis debates abordam várias áreas do sindicalismo e estão organizados em dois dias e por períodos de uma hora e meia cada:

Debate 1 - nova política económica: investimento para a criação de empregos de qualidade, reformando a governança económica europeia;

Debate 2 - reconstruir a negociação coletiva, aumentar os salários na europa e debater o pilar dos direitos sociais;

Debate 3 - democracia no trabalho: o futuro da participação dos trabalhadores e a política da UE para a indústria 4.0;

Debate 4 - o futuro do trabalho: o futuro do movimento sindical europeu;

Debate 5 - desenvolvimento sustentável e transição justa: igualdade de género;

Debate 6 - migração justa e mobilidade, integração e igualdade de tratamento, a nossa luta contra o dumping social.

No final da manhã do segundo dia é tempo da adoção da Declaração de Roma e na parte da debatem-se questões de organização interna da CES, nomeadamente um conjunto de propostas de alteração constitucional e outras decisões relevantes.