V conferência sobre Igualdade de Género em Évora

15-5-2017

V conferência sobre Igualdade de Género em Évora
O ciclo de Conferências sobre "Igualdade de Género: Um Desafio para a Década" prossegue em 3 de junho de 2017, em Évora, com um painel da manhã intitulado "O Papel da Mulher na Europa e no Mundo" e um outro na parte da tarde a respeito da "Igualdade de Género na Ordem Jurídica Internacional". O primeiro painel integra uma conferência de Maria da Graça Carvalho e o segundo uma outra, desta feita da autoria de Helena Pereira de Melo.

A sessão de abertura cabe a Rui Nunes (Prof. Catedrático da Faculdade de Medicina do Porto), coordenador do projeto, Carlos Silva (Secretário-Geral da UGT), Miguel Guimarães (Bastonário da Ordem dos Médicos), Edgar Loureiro (Presidente do SINDITE) e Lina Lopes, Presidente da Comissão de Mulheres da UGT. O encerramento está a cargo de Carlos Zorrinho, deputado ao Parlamento Europeu, e de Lucinda Manuela Dâmaso, Presidente da UGT.

Segundo Rui Nunes, o objetivo desta iniciativa é o de promover ações que permitam contagiar a sociedade com o debate e a reflexão sobre a Igualdade de Género, de modo que sejam alcançados consensos, conquistados avanços culturais e mobilizada a comunidade internacional.

De referir que em outubro de 2016 uma proposta de criação da Declaração Universal de Igualdade de Género da UNESCO, subscrita por um grupo de investigadores liderado por Rui Nunes, venceu um concurso público internacional em que participaram 120 países.

Este conhecido catedrático da Faculdade de Medicina do Porto considera a proposta "de pendor universal, tocando diferentes domínios da igualdade entre homem e mulher em qualquer sociedade do planeta, independentemente do nível de desenvolvimento, sobretudo nas áreas de acesso à educação e também em questões relacionadas com literacia em saúde".

O grande mérito da proposta portuguesa é o de ter como matriz uma declaração de igualdade de género que é aplicável tanto em países mais desenvolvidos, como a Alemanha ou Portugal, como em países onde a igualdade de género ainda está a dar os primeiros passos.

Refira-se a propósito que para Rui Nunes Portugal está na vanguarda nas questões dos direitos humanos e nas várias vertentes da igualdade de género, tendo a possibilidade de moldar definitivamente a legislação, a prática e os costumes de diferentes países.

O tema da igualdade de género assume também uma importância primordial na dinâmica sindical da UGT, que defende uma necessidade profunda de reflexão sobre as dificuldades que as mulheres ainda enfrentam para chegar a cargos de gestão, seja na Administração Pública, seja no mundo empresarial. Para Carlos Silva, estas questões têm sido um pilar fundamental da atuação da UGT, que tem levado ao Parlamento e aos partidos políticos um conjunto de propostas que procuram encontrar um equilíbrio na representatividade entre homens e mulheres.

O ciclo de Conferências sobre "Igualdade de Género: Um Desafio para a Década" é promovido pela  Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Ordem dos Médicos, SINDITE (Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica) e União Geral de Trabalhadores (UGT).

A primeira conferência deste ciclo decorreu no Porto em 26 de novembro de 2016 e estão previstas sessões noutras capitais de distrito.