Lisboa acolhe Cimeira da Profissão Docente 2018

13-4-2017

Lisboa acolhe Cimeira da Profissão Docente 2018
A edição de 2018 da Cimeira da Profissão Docente vai decorrer no próximo ano na cidade de Lisboa, Portugal. A cimeira é organizada por iniciativa conjunta da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), da Internacional da Educação (IE), organização que representa os sindicatos de professores a nível mundial, e do governo do país acolhedor.

O evento reúne ministros e líderes sindicais de 20 países com melhores resultados no teste internacional do PISA (OCDE) e os cinco com maior crescimento. O PISA avalia a literacia de jovens de 15 anos de todo o mundo nas áreas da Leitura, Matemática e Ciências, recolhendo informação sobre o desempenho e características dos sistemas educativos de vários países e economias.

No PISA 2015, publicado em dezembro de 2016, os alunos portugueses melhoraram os resultados em todas as três áreas, confirmando assim a consistência da evolução positiva dos resultados nacionais verificado desde 2000, ano do primeiro teste PISA.

Portugal participou pela primeira vez na Cimeira da Profissão Docente em março de 2017, em Edinburgo, Escócia, tendo a FNE (filiada na IE) sido representada pelo seu Presidente, Jorge Santos.