Relatório do Banco Mundial sobre educação

21-3-2017

Relatório do Banco Mundial sobre educação
O Banco Mundial (BM) tem em consulta até ao próximo dia 27 de março de 2017 o Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial (WDR) 2018, que pela primeira vez se concentra no tema da Educação: "Realizar a Promessa da Educação para o Desenvolvimento".

Para a Internacional da Educação (IE) é importante que os sindicatos da educação a nível mundial participem nesta consulta, a fim de vincularem a voz dos professores, investigadores e de todos os trabalhadores da educação.

O WDR é um relatório anual, publicado desde 1978, que fornece uma análise aprofundada sobre um aspeto particular do desenvolvimento. O relatório é determinante na formulação da recomendação de políticas do BM e tem uma influência crescente nas políticas educacionais relacionadas com os resultados da aprendizagem, a qualidade da educação e as questões relacionadas com os professores.

De realçar que o BM tem influenciado a definição de políticas nacionais de educação por vezes contraditórias à prestação de uma educação pública de qualidade gratuita, bem como uma postura negativa em relação às lutas e reivindicações levadas a efeito pelos sindicatos da educação.

O acesso à plataforma de consulta pode ser feito através do endereço:

http://worldbank.polldaddy.com/s/wdr-2018-e-forum