Sindicatos Europeus da Educação reúnem em Belgrado

2-12-2016

Sindicatos Europeus da Educação reúnem em Belgrado
A Conferência Regional do CSEE (Comité Sindical Europeu da Educação) de 2016 vai ter lugar em Belgrado, Sérvia, de 6 a 8 de dezembro de 2016.

Cerca de 320 delegados e observadores de 131 sindicatos de educação em 48 países europeus, representando mais de 11 milhões de professores e pessoal educativo em toda a Europa, participam na Conferência do CSEE, com a promessa de "Fortalecer os sindicatos da educação para promover a educação de qualidade".

A delegação da FNE será constituída pela Vice-Secretária-Geral Lucinda Manuela Dâmaso, e pelos Secretários Nacionais Alexandre Dias, Joaquim Santos e Fátima Carvalho.

A cerimónia de abertura terá lugar a 6 de dezembro. Susan Hopgood, Presidente da Internacional da Educação, Fred Van Leeuwen, Secretário-Geral da Internacional da Educação, Mladen Sarcevic, Ministro da Educação, Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia da República da Sérvia, Tibor Navracsics, a Comissária Europeia da Educação e Cultura, Montserrat Mir Roca, Secretária Confederal da CES e Valentina Ilic, Presidente da TUS, vão dar as boas-vindas aos sindicalistas de toda a Europa, antes de começarem imediatamente a debater um novo rumo para o movimento sindical europeu da educação em tempos de mudanças económicas e sociais radicais e grandes desafios.

"A unidade entre os professores e todo o pessoal educativo é o pré-requisito para enfrentar com êxito os desafios que a crise económica inevitavelmente provocou, como a diminuição dos investimentos, o enfraquecimento do diálogo social e o aumento do radicalismo e do fundamentalismo de direita", afirmou Martin Rømer, Diretor Europeu do CSEE para 2010-2016.

"A Conferência do CSEE reforçará o princípio de que nós, como CSEE e EI, estamos na linha de frente para garantir a solidariedade entre os trabalhadores da educação e garantir que a educação é considerada crucial para o futuro da Europa, reforçar a justiça social e a tolerância, reforçar o respeito pelos direitos humanos e reforçar e aprofundar democracias mais saudáveis, que não sejam vítimas de interesses económicos, de pressão e comerciais ".

Nesta conferência será eleito um novo Presidente do CSEE e seis Vice-Presidentes, bem como uma nova equipa do Comité do CSEE, encarregada de dirigir o CSEE para o período 2016-2020.

Juntamente com um novo Director Europeu, a equipa eleita assumirá uma grande responsabilidade pelo novo rumo do sindicalismo educativo na Europa, de acordo com as prioridades e políticas da Internacional da Educação, adotadas pelo Congresso da IE de 2015, em Ottawa, Canadá.

Durante os três dias, a Internacional da Educação e as organizações parceiras do CSEE, como a Federação Europeia dos Empregadores na Educação (EFEE) e a Confederação Europeia dos Sindicatos (CES), contribuirão para o trabalho da Conferência Regional do CSEE.

Uma reunião da Rede da Europa Central e Oriental e uma série de workshops para discutir os desafios da profissão docente terão lugar no dia 5 de dezembro, antes da cerimónia oficial de abertura. As oficinas incidirão sobre questões cruciais para uma educação de qualidade e para a profissão docente, tais como: Igualdade e Migração, Desenvolvimento Profissional Contínuo, Diálogo Social Europeu e desafios sectoriais na Educação Infantil e no Ensino Superior e na Investigação.

Informações práticas podem ser encontradas aqui: www.conference2016.csee-etuce.org