Primeiros resultados do PISA 2015 conhecidos a 6 de dezembro

1-12-2016

Primeiros resultados do PISA 2015 conhecidos a 6 de dezembro

Os resultados do Programa para a Avaliação Internacional de Alunos (PISA 2015) vão ser publicados a nível mundial no próximo dia seis de dezembro de 2016, em dois (de um total de cinco) volumes: Excelência e Equidade na Educação (Volume I) e Políticas e Práticas para Escolas de Sucesso (Volume II), que constituem a sexta edição da avaliação trienal desenvolvida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que teve o seu primeiro ciclo em 2000.

A Excelência e Equidade na Educação (Volume I) resume o desempenho dos alunos em ciência, leitura e matemática, definindo e medindo a equidade na educação. Ele concentra-se nas atitudes dos alunos em relação à aprendizagem da ciência, incluindo suas expectativas de trabalhar em carreiras relacionadas com ela. Este Volume I também discute como o desempenho e a equidade evoluíram nos países e economias participantes do PISA nos últimos anos.

O PISA da OCDE examina não apenas o que os alunos sabem em ciência, leitura e matemática, mas também o que eles podem fazer com o que sabem. Os resultados do PISA mostram aos educadores e decisores políticos a qualidade e a equidade dos resultados de aprendizagem alcançados noutros países e permitem-lhes aprender com as políticas e práticas aplicadas noutros países.

O Volume II, Políticas e Práticas para Escolas de Sucesso, examina como o desempenho dos alunos está associado a várias características de escolas e sistemas educativos individuais, incluindo os recursos alocados para a educação, o ambiente de aprendizagem e como os sistemas educativos selecionam os alunos em diferentes escolas, programas e turmas.

O PISA foi concebido para avaliar se os alunos de 15 anos conseguem mobilizar as suas competências de leitura, matemática ou ciências na resolução de situações relacionadas com o dia a dia, e não para avaliar se eles são capazes de reproduzir os conhecimentos adquiridos nessas áreas.

Em cada ciclo do PISA é dada ênfase a uma das três áreas avaliadas. Em 2015, a área principal foi as Ciências. No PISA são também recolhidas informações socioeconómicas dos pais, alunos e escolas, que permitem contextualizar os resultados dos alunos. O PISA dispõe, assim, de dados que permitem identificar fatores que influenciam o desempenho dos alunos nos vários domínios de literacia.

Portugal participou em todos os ciclos PISA até à data – 2000, 2003, 2006, 2009 e 2012. Em 2015 foram amostrados, para representar Portugal,  cerca de 7500 alunos provenientes de 247 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas distribuídos por todo o território nacional. Na R. A. dos Açores foi realizada uma sobreamostragem que conduziu à participação de 47 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas e cerca de 1500 alunos.

No PISA 2015, participaram 70 países e economias de todo o mundo.

 

 

PISA 2015 vol.I

PISA 2015 vol.II
Volume I do PISA 2015:


http://www.oecd.org/edu/pisa-2015-results-volume-i-9789264266490-en.htm

 

Volume II do PISA 2015:


http://www.oecd.org/edu/pisa-2015-results-volume-ii-9789264267510-en.htm