A Recomendação da OIT/UNESCO relativa ao Estatuto do Pessoal Docente

20-9-2016

A Recomendação da OIT/UNESCO relativa ao Estatuto do Pessoal Docente

A Recomendação da OIT/UNESCO relativa ao Estatuto do Pessoal Docente foi adotada em 5 de Outubro de 1966 numa conferência especial intergovernamental convocada pela UNESCO em Paris em articulação com a OIT.

Estabelece os direitos e responsabilidades dos professores e os padrões internacionais para a sua preparação inicial e formação continua, recrutamento, emprego e condições de ensino-aprendizagem.

Contem também muitas recomendações para a participação dos professores nas decisões educativas através de consultas e negociações com as autoridades da educação.

Desde a sua adoção, esta Recomendação tem sido considerada como um importante conjunto de orientações para a promoção do estatuto dos professores com relevância para a qualidade da educação.”

 

 Copyright © Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e Organização Internacional do Trabalho 2008 As publicações da UNESCO e da OIT usufruem da protecção do direito de autor via o protocolo n°2 , anexo a Convenção universal para a protecção do direito de autor. Contudo, resumidos curtos poderão ser reproduzidos sem autorização, sob condição de mencionar a origem relativa ao mesmo texto. Qualquer pedido de autorização, de reprodução ou de tradução deverá submetido ao OIT, agindo ao nome das duas Organizações: ILO Publications (Rights and Permissions), International Labour Office, CH-1211 Geneva 22, Suíça, ou por email: pubdroit@ilo.org. Esses pedidos serão sempre bem-vindos. Livrarias, instituições e outros usuários registados no Reino Unido com a Agencia de Licenças Copyright, 90 Tottenham Court Road, London W1T 4LP (Fax:+44 020 7631 5500; email: cla@cla.co.uk) ou nos outros países com Organizações Associadas de Direitos de Reprodução, poderão fazer fotocopias de acordo com as licenças em vigor a este propósito.

Primeira publicação 2008

Fotos da coberturaCréditos:
Dennis Sinyolo (EI) – Zâmbia, 2007
EI/NEA _ USA, 2006
União de Professores do Japão