José Verdasca, no VII Seminário Nacional Fénix 2016. O Fénix é um modelo afirmado nas escolas portuguesas

13-7-2016

José Verdasca, no VII Seminário Nacional Fénix 2016. O Fénix é um modelo afirmado nas escolas portuguesas
O Fénix já não é um projeto, é um modelo afirmado nas escolas portuguesas, afirmou ontem José Verdasca, Coordenador do Programa de Promoção do Sucesso Escolar - PNFSE, no encerramento do VII Seminário Nacional Fénix 2016, que decorreu nas instalações da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, no passado dia 12 de julho.
 
José Verdasca sublinhou que um dos pontos mais positivos do Fénix é ser uma construção de base, construído na escola de baixo para cima e essencial para a construção duma Escola do Bem-Estar: Precisamos de traçar caminhos de parceria, para construirmos uma escola do bem-estar. E o Fénix é uma das ferramentas indispensáveis.
 
José Verdasca encerrou os trabalhos, num diálogo com Joaquim Azevedo, intermediado por Luísa Moreira, criadora e mentora do programa Fénix. Para Joaquim Azevedo, reconhecido especialista para a área da educação e professor catedrático na Universidade Católica no Porto, é preciso reinstitucionalizar a escola, acentuando a ideia de que o poder político é muito irrelevante na educação: Temos que ser nós a fazer a mudança, frisou, a construir uma institucionalização educativa. É brutal a seleção feita pelas escolas públicas e temos que trazer isto para a praça pública.
 
O VII Seminário Nacional Fénix proporcionou momentos de reflexão e partilha entre escolas, autarquias e mundo empresarial, um trio de parceiros que, no âmbito do Programa, buscam soluções conjuntas para conseguirem uma educação de sucesso, onde todos podem ter um papel ativo e construtor.
 
O Programa Fénix é uma iniciativa nacional, que visa combater o insucesso escolar no ensino básico. Assenta num modelo em que os alunos com dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Português e Matemática são integrados temporariamente em ninhos, onde é ministrado um ensino mais personalizado, com respeito pelos diferentes ritmos de aprendizagem. 
 
O projeto Fénix foi desenhado e implementado por Luísa Moreira em 2008-09, no Agrupamento de Escolas Campo Aberto - Beiriz, onde foi diretora, integrando no ano seguinte o Programa Mais Sucesso Escolar, do Ministério da Educação. Projeto Fénix - Sentidos de um projeto emergente na construção do sucesso escolar é também o título da tese de doutoramento da autora, numa publicação da Universidade Católica.

component:/galeria/listImagensGaleria/categoria_id/46/